Campus Zona Norte realiza projeto de extensão sobre orçamento público em escola de Candeias do Jamari
A etapa II do Projeto de Extensão “Juventude e Cidadania: Descomplicando o Orçamento Público” foi levada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, para o município de Candeias do Jamari (RO). Sediada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, a atividade foi realizada na última sexta-feira, 21 de março. A iniciativa é financiada pelo Edital nº 32/2024/PVZN-CGAB/IFRO, datado de 19 de agosto de 2024, e conduzido pelo Departamento de Extensão do campus.
Foi uma oportunidade para que os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública apresentassem seus conhecimentos ao público externo e para que os estudantes do Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio pudessem ter contato e explorar temas que não são abordados em sua grade curricular.
A programação incluiu a recepção dos alunos da E.E.E.F.M. Carlos Drummond de Andrade, uma apresentação institucional do IFRO e exposição de trabalhos, além de uma atividade de gamificação para avaliar a aprendizagem. O Vice-Diretor do Campus Zona Norte, Geraldo Castro Cotinguiba, introduziu o funcionamento do Processo Seletivo Unificado (PSU) e as oportunidades disponíveis no Campus Porto Velho Zona Norte.
Durante as exposições, quatro acadêmicos do 4º período do Curso de Gestão Pública apresentaram trabalhos visando à compreensão dos elementos do orçamento público. A aluna Isanilda Sabino de Oliveira abordou a Lei Orçamentária Anual (LOA), enquanto Elizangela Brasil do Carmo falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Sophia Loren Viana Almeida e Clara Ferreira da Cunha explicaram o Ciclo Orçamentário, sendo que a Clara é ex-aluna da escola Carlos Drummond; e Fabrício Aurelio Fernandes Braga encerrou com uma exposição sobre a natureza política do orçamento público. O Professor Everton Luiz Candido Luiz enfatizou a importância da participação cidadã na elaboração e no controle do orçamento.
O encerramento do evento foi marcado por uma atividade interativa, em que os participantes responderam 10 perguntas relacionadas às apresentações. Os destaques foram os estudantes Marcilene (3º lugar), Miquéias (2º lugar) e Elizabelly (1º lugar).
Os organizadores da atividade, os docentes Everton Luiz, Lady Souza, Fátima Maria de Jesus, Geraldo Cotinguiba e Naomi Hitotuzi, avaliaram o evento como uma excelente representação de atividade de extensão. Eles destacaram o impacto positivo da iniciativa em levar o conhecimento sobre Orçamento Público à comunidade, promovendo maior compreensão e democratização. Segundo os professores, o envolvimento ativo dos acadêmicos do Curso de Gestão Pública foi essencial, proporcionando-lhes uma experiência prática valiosa durante sua formação.
Redes Sociais