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Curso de Gestão Comercial do IFRO recebe nota 4 em avaliação do MEC  

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2024, 12h20 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 14h14 | Acessos: 497

img conceito 4 mec gestao COMERCIAL ead pvzonanorteO Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A habilitação Tecnólogo em Gestão Comercial é ofertada na modalidade de ensino Educação a Distância (EaD). O processo de avaliação de Regulação do MEC para reconhecimento e renovação de reconhecimento ocorreu no início de agosto.

Para Coordenador do Curso de Gestão Comercial, Guilherme Tadaki, “participar do processo de avaliação do MEC é uma grande oportunidade de aperfeiçoarmos a nossa oferta, identificando aquilo já fazemos de melhor, e melhorando outros aspectos do curso, que precisam ser melhorados. Sabemos da importância dessa nota, e por pouco não alcançamos a nota máxima. Isso mostra que estamos no caminho certo e que todo o esforço e a dedicação da nossa equipe reflete na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Estamos muito felizes pela nota 4, agora é trabalhar para melhorar ainda mais o nosso CST em Gestão Comercial EaD e continuar transformando a realidade dos nossos alunos".

O docente mostra que, ao ser bem avaliado com o reconhecimento da qualidade acadêmica e uma nota final de conceito 4, reforça a qualidade do curso e a eficácia do trabalho realizado pela instituição. A avaliação também valida as Políticas Institucionais do IFRO, uma vez que dentro de uma análise qualitativa foi destacada a coerência entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), demonstrando estar alinhado com as diretrizes nacionais de educação e mantém uma organização didático-pedagógica eficaz.

 

Ministério da Educação

Entre os dias 7 e 9 de agosto de 2024, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, ofertado na modalidade EaD pelo IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, passou por uma avaliação de regulação do Ministério da Educação (MEC). A visita foi conduzida pelas avaliadoras Leossania Manfroi e Gilmara Lima de Elua Roble, que avaliaram três dimensões principais do curso: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura.

A primeira dimensão Organização Didático-Pedagógica avaliou a estrutura curricular, metodologias de ensino, suporte ao discente e o ambiente virtual de aprendizagem. As avaliadoras destacaram a coerência entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as atividades desenvolvidas. Foi evidenciado um alinhamento claro entre a direção, a coordenação do curso e os diferentes membros da equipe, incluindo docentes e tutores. Corpo Docente e Tutorial: na dimensão que analisa o corpo docente e tutorial, a comissão destacou a alta qualificação dos professores, com 86% deles possuindo título de mestre ou doutor, além de todos estarem em regime de dedicação integral.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o colegiado do curso foram reconhecidos pela sua atuação constante e engajamento na reestruturação do PPC. A infraestrutura do curso foi avaliada, incluindo as salas de aula, bibliotecas, laboratórios e acesso à tecnologia. A comissão constatou que as instalações são adequadas às necessidades dos alunos e professores, com recursos tecnológicos disponíveis, além de uma biblioteca que oferece títulos físicos e virtuais.

“A avaliação resultou em um conceito final de faixa 4, demonstrando a qualidade do ensino oferecido pelo IFRO. A Coordenação da Proen, representada por Jamile Mariano Macedo, desempenhou um papel crucial no processo pré-avaliatório e continuará apoiando o curso para implementar as melhorias necessárias. A nota obtida reflete o trabalho sério e comprometido de toda a equipe envolvida”, descreve a Diretora de Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), Marcia Jovani de Oliveira Nunes.

O objetivo da avaliação do MEC é garantir a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil. Visa verificar se as instituições e seus cursos atendem aos padrões estabelecidos de excelência acadêmica, infraestrutura e gestão. Faz parte do processo de regulação e supervisão do sistema de ensino superior e tem como finalidades principais: assegurar a qualidade educacional, garantindo que os cursos ofereçam uma formação adequada e de alta qualidade, conforme os parâmetros exigidos pelo MEC. Bem como contribui para orientar, visando melhorias, identificando pontos fortes e áreas que precisam de maior atenção nas instituições e nos cursos avaliados, oferecendo orientações para aprimoramento contínuo.

A avaliação também determina se os cursos e instituições devem ser credenciados ou reconhecidos oficialmente pelo MEC, o que é essencial para a validade dos diplomas emitidos. Fornecendo informações confiáveis para estudantes, pais e a sociedade em geral sobre a qualidade das instituições e cursos de ensino superior. Apoiando a formulação de políticas públicas, visto que contribui para a formulação de políticas educacionais e decisões de financiamento por parte do governo. A avaliação do MEC é essencial para assegurar que o ensino superior no Brasil seja de qualidade, atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes e da sociedade.

Estiveram envolvidos na avaliação os docentes, alunos e Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, além da equipe gestora e a equipe multidisciplinar do Campus Zona Norte, Coordenação dos Cursos de Graduação/Proen, Diretor de Educação a Distância (DEaD) e Procuradoria Institucional.

A Diretora Marcia Jovani destaca ainda o engajamento e a qualificação do corpo docente ligado ao Curso de Gestão Comercial e reforça a importância da missão da instituição em oferecer educação de qualidade, acessível e alinhada às demandas contemporâneas. “A nota máxima na dimensão que avalia o corpo docente e tutorial reflete o comprometimento dos professores e tutores, assim como a eficácia do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado. Isso também evidencia a competência do IFRO em garantir um ensino de qualidade, com profissionais bem preparados. Com relação à infraestrutura a avaliação, que inclui bibliotecas, laboratórios e salas de aula, mostra que o IFRO tem capacidade para atender às necessidades dos estudantes, inclusive os na modalidade EaD. A qualidade das instalações físicas e dos recursos disponíveis é um diferencial próprio do IFRO na região. Todos esses elementos de reconhecimento do curso geram impacto que pode influenciar positivamente futuras avaliações e acreditações de outros cursos oferecidos pelo IFRO. Serve também como um modelo de sucesso que pode ser replicado em outras áreas. O reconhecimento oficial do MEC não só valida os esforços de toda a equipe envolvida, mas também serve como um incentivo para continuar a busca pela excelência educacional”, afirma.

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