Zona Norte publica edital de bolsas para estudantes quilombolas e indígenas

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 08h32 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 08h32 | Acessos: 177

Campus ZNO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, faz seleção interna de bolsistas, especificamente para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O período de inscrição pelo formulário eletrônico estará aberto de 17 a 28/7/2024.

O investimento total no edital é de até R$ 8 mil, com valor da bolsa de R$ 200,00 mensais por estudante pelo período de cinco meses, de agosto a dezembro de 2024, para um total de até oito bolsas/estudantes.

São critérios essenciais para concessão do auxílio financeiro estudantil: ser estudante indígena ou quilombola regularmente matriculado nos cursos técnicos integrados ao nível médio do IFRO Campus Zona Norte; apresentar Termo de compromisso do bolsista; apresentar Autodeclaração do estudante indígena ou quilombola; apresentar Declaração de Pertencimento Étnico ou Declaração de Residência em Comunidade Indígena ou Quilombola ou Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou da Fundação Palmares.

O edital tem como objetivo fornecer auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas da Educação Básica, matriculados nos cursos técnicos de nível médio do IFRO, com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a permanência e o sucesso escolar. A finalidade é similar ao disposto no Programa de Bolsa-Permanência (PBP), ação do Governo Federal, diferenciando-se no público, por ser específico para estudantes indígenas e quilombolas dos cursos técnicos do IFRO.

Para preenchimento do formulário eletrônico de inscrição é necessário que o estudante possua e-mail e anexe o Termo de Compromisso do Bolsista, devidamente preenchido e assinado; autodeclaração do estudante indígena ou quilombola; declaração de Pertencimento Étnico para estudante indígena ou quilombola devidamente preenchida, assinada por três lideranças.

Para ler o Edital 20/2024/PVZN-CGAB/IFRO completo, clique aqui.