Acadêmicas de Gestão Pública do Campus Porto Velho Zona Norte realizam visitas técnicas em órgãos federais em Brasília

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h41 | Acessos: 278

Acadêmicas do 5º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram, entre os dias 16 e 21 de junho, de visitas técnicas a órgãos federais em Brasília (DF). Dentre as instituições visitadas, estavam a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Federal de Brasília (Reitoria e Campus Brasília). As atividades fizeram parte do Projeto Conexão Prática Federal, coordenado pelo Professor Artur Simpson. Campus Zona Norte Visitas técnicas Gestão Pública 2

Segundo o docente, a visita técnica proposta teve o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, permitindo a aproximação com o funcionamento dos órgãos federais em Brasília. “A capital federal concentra diversas instituições fundamentais para a gestão pública, oferecendo aos estudantes a oportunidade única de conhecer de perto os processos, desafios e inovações presentes na administração pública federal”, complementou.

Artur explicou que a ideia do projeto surgiu no terceiro período do curso, especialmente enquanto ministrava a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária. “Pelo nível de dedicação e engajamento desta turma em uma disciplina que visa compreender a dinâmica orçamentária do Estado Brasileiro, houve uma expectativa para a compreensão prática desta dinâmica estatal. Portanto, a partir daí, convidamos outros professores para o aprimoramento do projeto, que neste caso, foi a Professora Marialva Souza, da área de Direito. Assim, iniciamos as tratativas para a viabilidade do projeto, especialmente em relação às futuras visitas. Enquanto professor, fico imensamente feliz por ter participado desta ação, uma vez que iniciativas como estas aproximam nossos alunos e alunas da realidade prática que um gestor público enfrenta no seu dia a dia. É uma oportunidade ímpar para conhecer in loco o funcionamento e a estrutura de órgãos públicos federais na capital do Brasil”, comentou.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso, a visita à capital nacional, foi “além de transformadora, entendemos que conhecer Brasília, sendo esta o centro nacional da gestão pública do país, é algo inovador, de vanguarda, porque possibilitou aos nossos estudantes uma vivência ímpar! Como Diretor-Geral, só tenho elogios a toda equipe pelo sucesso dessa ação. Agradeço imensamente a iniciativa e o esforço do Professor Artur Simpson pela idealização do projeto e à Reitoria por auxiliar com as despesas”.

A acadêmica Ariane Mariano foi uma das estudantes que participou das visitas. Ela narrou com entusiasmo cada instituição visitada. “O quanto almejamos por essa visita. Mesmo quando meus pés tocavam o solo de Brasília, ainda me beliscava para ter certeza de que estava ali, de fato, realizando tal façanha antológica. Com a frase sempre ecoando por cada canto que passávamos: ‘Fizemos História’. Sim, uma turma formada somente por mulheres, deixando sua marca pelos corredores, primeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), agraciados por uma calorosa recepção da prestativa servidora Ariadne que nos conduziu por todo o trajeto no Ministério da Educação e do Sr. Secretário Marcelo Bregagnoli. Depois pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, recentemente constituído, onde dialogamos sobre suas finalidades, com uma palhinha especial sobre a Secretaria do Patrimônio da União. Logo mais, estávamos caminhando em um tour guiado entre os salões do Congresso Nacional, vendo cenários antes assistidos nos canais de TV. Foi notória não somente a nossa alegria, mas também a dos servidores da Controladoria-Geral da União ao nos receberem, deixando-nos mais familiarizados com o ambiente sem mesmo nunca termos estado ali. É inolvidável toda a experiência de conhecer parte das engrenagens que fazem a máquina pública funcionar. Mas claro, como uma veterana no IFRO, já são cinco anos de vínculo, e defensora da educação pública de qualidade em prol da resolução preventiva de muitos problemas da sociedade, tocou-me o coração conhecer as instalações internas do Instituto Federal de Brasília, não me esquecendo jamais de agradecer ao apoio da Reitora dos IF de Brasília, Veruska Machado, fazendo nossa locomoção e visita a um dos campus de sua competência ser possível, e as funções desempenhadas pela Escola Nacional de Educação Pública (ENAP), que nos deu a honra de conhecer uma de suas diretoras, Professora Iara Alves. Por fim, com toda a certeza tenho muito mais a compartilhar, porém faltariam folhas, espaço de armazenamento, tintas de impressora para colocar em um texto tudo que me foi perpassado com essa visita técnica à Brasília.”, detalhou.

Outra acadêmica participante das atividades foi Lízia Matos. Ela comentou que o projeto “Conexão Prática Federal “[...] é verdadeiramente especial, pois proporcionou às alunas experiências valiosas que ampliaram nosso entendimento sobre a Administração Pública e nos motivou a refletir sobre nosso papel como futuras profissionais na construção de um país mais justo e eficiente. Para a nossa turma, particularmente, foi ainda mais grandioso por ser composta apenas por mulheres, e ainda mais gratificante termos sido recepcionadas por mulheres, todas gestoras, nos mostrando na prática que nós mulheres estamos conquistando espaço na gestão dos órgãos públicos de nosso país”.

• Campus_Zona_Norte_-_Visitas_técnicas_-_Gestão_Pública_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Visitas_técnicas_-_Gestão_Pública_2