Campus Porto Velho Zona Norte realiza I Jornada Tecnológica e Profissional

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 12h45 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h14 | Acessos: 2149

JornadaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte realizou na semana passada a I Jornada Tecnológica e Profissional. O evento reuniu alunos dos cursos de Finanças, Gestão Pública, Informática para Internet, Computação Gráfica, Administração e Recursos Humanos. O encontro, que teve como tema a “Liderança e Inovação”, contou com palestras e workshops com profissionais atuantes no mercado de trabalho que orientaram e esclareceram os estudantes.

No primeiro dia de Jornada, o engenheiro Adolfo Teixeira ministrou a palestra “Energias Renováveis” apresentando as novas tecnologias de aproveitamento da luz solar como uma solução sustentável e limpa  para geração de energia elétrica. O profissional destacou que o uso dessa tecnologia é uma tendência mundial que vem sendo adotada por residências e empresas como forma de economizar e preservar o meio ambiente.

Na terça-feira (13) o foco do encontro foi a gestão pública, com duas palestras: “Planejamento Estratégico na Administração Pública” e “Liderança no Serviço Público”. Já na quarta-feira (14) o tema do debate foi “Empreendedorismo em Tempo de Crise”. “A inovação pode ser algo simples e essa noção é algo importante para o empreendedor”, comentou a professora Denise Ton Tiussi, coordenadora do curso de Finanças do campus.

Quinta-feira (15) foi o dia da Informática, com o “Mini Hackathon”: um desafio no qual os alunos formaram equipes para solucionar uma demanda proposta. O tema proposto foi conceber um modelo de aplicativo para dispositivos móveis (celulares, tablets) que ajudasse a melhorar o campus, atendendo aos quesitos: liderança, inovação e sustentabilidade.

Durante a semana também foram ofertados workshops em diversas áreas, esclarecendo e orientando alunos e servidores em questões práticas da vida como: “A importância das relações interpessoais”, “Elaboração da declaração de imposto de renda- pessoa física”, “Orientação de carreira profissional para jovens”, “Previdência privada - quanto antes melhor para garantia de futuro”, “Técnicas aplicadas ao design gráfico” e outros específicos na área de informática.