Campus Zona Norte celebra colações e certificações 2023

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 20h55 | Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 20h55 | Acessos: 429

Colacao 23 11 20232023 foi um ano promissor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. Foram dois momentos de celebração, reconhecimento e diplomação referentes à conclusão dos cursos. Foram 660 alunos formados do ensino médio à graduação.

No mês de abril, ocorreram as cerimônias de certificação dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em Administração e em Finanças, ambos na modalidade presencial; e dos Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio em Administração, em Informática para Internet, em Computação Gráfica, em Finanças e em Recursos Humanos, na modalidade EaD (educação a distância).

Foram realizadas também as solenidades de colação de grau dos Cursos Superiores em Tecnologia em Gestão Pública, em Gestão Comercial e em Redes de Computadores, na modalidade presencial, e dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Gestão Pública e Gestão Comercial, na modalidade EaD. As cerimônias presenciais foram realizadas no auditório, enquanto que as cerimônias dos cursos EaD foram realizadas on-line, transmitidas pelo Youtube, no canal da Comunicação do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. O link de acesso ao canal é este aqui.

Já no segundo semestre, no mês de novembro, foram realizadas as cerimônias de certificação dos cursos técnicos presenciais: Técnico em Administração Subsequente, Técnico em Finanças Subsequente, Técnico em Administração Concomitante e Técnico em Computação Gráfica Concomitante. Foi realizada também a cerimônia de certificação do Curso Técnico em Administração Subsequente, na modalidade EaD. Dos cursos superiores presenciais foram realizadas as solenidades de colação de grau dos cursos: Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Na modalidade EaD foram realizadas as solenidades de Colação de Grau dos cursos: Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica EaD.
As cerimônias presenciais foram realizadas no auditório, enquanto que as cerimônias dos cursos EaD foram realizadas on-line, transmitidas pelo Youtube e podem ser vistas no canal da Comunicação do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, aqui.

De acordo com o Diretor de Ensino do Campus Zona Norte, Geraldo Castro Cotinguiba, no período de 2021 a 2023, “no âmbito da Direção de Ensino, esse ano de 2023 foi o ano com mais formações que a gente teve. Tivemos um total de 660 alunos formados, estamos falando nos cursos técnicos e superiores. Esse número não inclui os concluintes da pós-graduação, que é contabilizado pelo Depesp (Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação)”.

“Do ponto de vista e formação de pessoas, de qualificação de pessoas, a gente tem não só aqui em Porto Velho, mas no Estado inteiro com os cursos EaD essa formação. Então, temos uma qualificação tanto do ponto de vista técnico, mais objetivo com área de T.I., quanto do mundo do Comércio e da Administração Pública com os cursos técnicos em Administração, os cursos superiores em Gestão Pública e Gestão Comercial. Cursos estes que inserem as pessoas no mercado de trabalho”.

Outros dados de certificação referem-se aos relacionados ao Depesp. Neste ano o Campus Zona Norte certificou 130 alunos na Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de EaD e mais 30 concluíram a Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Criminal. Também na área de pesquisa, foram mais 31 alunos certificados no Aperfeiçoamento em Criminalística, 210 concluíram a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Instituições e 90 estão em processo de finalização do TCC da Pós-Graduação Lato Sensu em Docência EPT (UAB). Ainda estão em andamento a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Instituições Públicas (UAB) e a Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica.

Técnico em Assuntos Educacionais/TAE, lotado no Departamento de Apoio ao Ensino (Dape/IFRO/Zona Norte), Alberto Meireles Oliveira de Almeida é concursado desde 2016 e tem uma história iniciada a partir de formação do próprio campus. “Possuo 4 diplomas/certificados de cursos do IFRO Porto Velho Zona Norte, além de diversos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e MOOC (Massive Open Online Course): o Curso Técnico em Finanças Subsequente ao Ensino Médio EaD (2013 a 2015); o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD (2020 a 2023); o Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em EaD (2022 a 2023); e o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – ProfNIT (2020 a 2023)”.

Alberto relembra que iniciou o Técnico em Finanças Subsequente EaD em 2013. “Após a finalização do curso, no ano de 2015, vi a oportunidade do concurso para servidores do IFRO, tendo vaga para o curso que eu tinha concluído. Assim, passei em primeiro lugar e fui convocado no ano de 2016 no cargo técnico que tinha me especializado. Sendo servidor do IFRO, vi a possibilidade de continuar me capacitando, desse modo, conclui o Tecnólogo em Gestão Pública EaD do IFRO. E, também, a Pós-Graduação em Gestão em Educação a Distância. Além disso, o IFRO me proporcionou a entrada no mestrado e no ano de 2023 eu conclui o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/IFRO)”.

• Certificacao_23-11-2023
  • Cetificacao_Abril_2023_3