Projeto “Empreender na Prática” mobiliza estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 18h43 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 18h51 | Acessos: 572

Campus Zona Norte Empreender na prática 2

Alunos do curso Técnico em Administração subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte participaram entre os meses de agosto e dezembro de 2023 do projeto Integrador "Empreender na Prática". As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo fazer com que os estudantes tivessem a experiência de empreender de fato, através da criação de uma empresa fictícia e elaboração de toda a parte organizacional, legislação, código de ética e vendas.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alberto Bruno de Oliveira Viana, os discentes passaram por todo o processo de saber empreender. “Porém, também de conhecer as legislações para abrir seu próprio negócio, bem como toda a estruturação de uma empresa por meio de planejamento, missão, visão, valores, código de ética, produção e distribuição, gestão de pessoas, marketing e vendas”, detalhou.

Foram criadas as seguintes empresas: Marphe Seleções, empresa de serviços no ramo de recrutamento e seleção; Mistura Divina, empresa de personalização de bolos; Happy Kids, empresa no ramo de serviços de atendimento a crianças; Lar das Corujinhas, empresa no ramo de serviços de hotelzinho para crianças; Trailler da Alegria, empresa de venda de brinquedos;

Para um dos estudantes envolvidos, a experiência foi desafiadora, mas com bons resultados. “Foi um projeto que teve suas adversidades, que no seu andamento me mostrou que conseguimos superá-las e que somos totalmente capazes de executar cada atividade aplicada. A interligação que houve dentro do projeto envolvendo todas as disciplinas acabou por esclarecer e transmitir mais entendimento e conhecimento de como funciona a área administrativa”, comentou o aluno.

Alberto Viana, coordenador do projeto, destacou que os estudantes ficaram surpresos com os resultados alcançados. “Para eles, foi determinante que cada professor em sua disciplina, soube explorar os caminhos em forma de trabalhos para que eles conseguissem abrir sua empresa. O resultado foi incrível, pois juntaram teoria e prática em forma de uma apresentação belíssima da empresa ao final do projeto”, avaliou.

Além do professor Alberto, o projeto contou com a participação dos professores Marcos Aurélio Borchardt; Gliciene Quintão, Vanderlândia Tomaz; Guilherme Tadaki; Cássia Luciana; Cleonete Martins.

• Campus_Zona_Norte_-_Empreender_na_prática_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Empreender_na_prática_10