Buscando inovação empresarial, Zona Norte capacita empresas em conjunto com Programa IF Mais Empreendedor

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h06 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 17h42 | Acessos: 209

ZN Projetos10O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participou do Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023. Neste ano, 2 projetos do IFRO foram selecionados para participar do programa, devido ao êxito em seus resultados. Sob coordenação local do Professor Guilherme Tadaki, o projeto teve objetivo de elevar a competitividade das empresas atendidas por meio da proposição de ações de melhoria da gestão e inovação empresarial.

A Chefe Cris, proprietária do Restaurante Costelão (empreendimento atendido pelo projeto), foi a representante da Região Norte, Rondônia e IFRO no dia 07/12/2023. A live de encerramento ficou gravada no canal do Youtube do IF Sul de Minas. Entre os alunos participantes estavam Ana Ketelen, Khetlyn Carvalho e Sofia Gabriely  (todas do Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio),  Erivaldo Vincenth (Curso Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio) e Isabel Martins (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública). Em 2023, ao todo, estavam 6 empreendimentos de Porto Velho: Açai do Sassá, Restaurante Pirâmide, Sorveteria Mega Sabor, Restaurante Costelão, Hamburgueria Holy Meat – Smoke House e Pizzaria Sabores da Itália.

Guilherme Tadaki avalia ser “muito gratificante ver os frutos deste trabalho, tanto na vida dos alunos participantes quanto dos empreendimentos que foram atendidos, é um ciclo de aprendizagem mútua. E receber o convite para participar da live oficial de encerramento do programa em âmbito nacional, mostrando os resultados obtidos em um destes empreendimentos (Restaurante Costelão), nos deixa orgulhosos de todo esforço e dedicação. Foi uma honra poder representar Rondônia, o IFRO e todo o empreendedorismo da região Norte! Espero que tenhamos a continuidade de programas como este, que são essenciais para transformar realidades”.

O IF Mais Empreendedor Nacional é uma ação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com o objetivo de desenvolver projetos de apoio e orientação para micro e pequenos empreendedores, MEIs e empreendedores e produtores rurais que foram afetados pela crise financeira gerada pela pandemia de covid-19. Em 2023 o programa atendeu 66 instituições da Rede Federal de Educação Tecnológica (autarquias e escolas técnicas vinculadas às universidades), elevando ainda mais o potencial de impactar pessoas pelo território nacional.

“Participar do projeto empreendedor de fortalecimento de empresas no ramo alimentício foi incrível. Ajudar a resolver problemas e destacar o que funcionava bem foi gratificante. Ver as melhorias nesses negócios trouxe uma sensação de satisfação. Além disso, aplicar na prática o que aprendi em sala de aula tornou o aprendizado mais prático e compreensível. Esse projeto trouxe ótimas experiências e me permitiu desenvolver novas habilidades acadêmicas, pessoais e profissionais”, relatou acadêmica Isabel Martins.

Para Khetlyn Carvalho, “o Projeto teve um impacto positivo não só na minha vida profissional, mas também pessoal. Fez reforçar e melhorar características minhas que no andamento do projeto foram necessárias e as que não tinha eu desenvolvi e aprendi”. Sofia Gabriely também destaca o aprendizado em relação à administração e boa gestão de tempo. “Isso me ensinou a me organizar melhor e fazer as atividades do projeto dentro de curtos prazos. Além disso, o aprendizado na prática foi outro fator essencial, pois só os estudos do curso técnico não estavam suprindo fielmente meu aprendizado, através do projeto compreendi melhor experimentando na prática”, comentou.

Conforme Erivaldo Vincenth, “a administração de uma empresa não é nada fácil para um empreendedor, por isso, o projeto é essencial para que ambos possam tirar proveito da situação, tanto para os alunos solucionando, tanto para o empreendedor aprendendo e compartilhando conhecimento prático de uma experiência longínqua. O projeto foi essencial para minha formação como Técnico em Administração, tendo em vista que os conhecimentos vistos em sala de aula foram praticados da melhor forma possível, tornando uma experiência excelente e útil”.

O Programa IF Mais Empreendedor Nacional apoia os empreendedores na remodelagem de seus negócios trazendo melhorias ou novas possibilidades de negócios para eles. Isso aumenta a renda, possibilita a continuidade do empreendimento e apoia na empregabilidade da região e do país. O projeto foi desenvolvido de maio a novembro deste ano, com a live de encerramento reunindo, no dia 7 de dezembro, representantes da Setec/MEC e do IF Sul de Minas. O objetivo foi apresentar alguns dos resultados obtidos. E no caso de Rondônia, a empreendedora Cris Carvalho falou sobre como o projeto foi importante para a mudança de chave do seu empreendimento.

“Um dia eu estava recebendo uma jovem estudante do IFRO, que me explicou um pouco sobre o projeto, e me fez enxergar algumas coisas que poderiam trazer melhores resultados ao meu negócio. Quatro meses depois, de muita conversa, alinhamento e aplicação, hoje o meu público aumentou 3 vezes mais, porque agora o meu restaurante aparece nas redes sociais. Hoje eu utilizo o marketing digital ao meu favor, e com isso aumento o meu faturamento. Só tenho a agradecer à aluna Isabel e ao professor pela oportunidade de participar deste projeto”.

• ZN-Projeto_1
  • ZN-Projeto_2