Acadêmicos do curso de Gestão Pública do Campus Porto Velho Zona Norte realizam Projeto Dia Ativo

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 16h43 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 16h44 | Acessos: 263

Campus ZN Dia ativo 2

Acadêmicos do 5º período do curso superior de tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte realizaram no dia 24 de novembro, o projeto Dia Ativo. A ação teve o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e a integração da comunidade acadêmica, com a realização de avaliações físicas, ginástica laboral e aulão de educação física.

O projeto, realizado juntamente com o professor da disciplina de Atividade Física e Qualidade de Vida do Trabalhador, consistiu em uma série de atividades laborais e avaliações físicas realizadas no IFRO, especificamente nos locais de trabalho dos servidores, no refeitório e no Centro de Inovação Tecnológica (CIT). “Queremos encorajar um estilo de vida ativo, melhorar a saúde mental e física, e fortalecer a comunidade através da participação em atividades físicas”, destacou a organização do evento.

A turma de Gestão Pública do IFRO contou com a colaboração da turma de Educação Física da UNIR, que ficou responsável por planejar e conduzir as atividades físicas durante o evento.

Para Perciliana, uma das acadêmicas organizadoras, “participar do Projeto Dia Ativo foi mais do que simplesmente se exercitar, foi uma jornada de transformação que vai além do movimento do corpo. Fez-me envolver e mergulhar em um universo de descobertas, desafios e conquistas que deixaram uma marca indelével em minha vida. [...] a diversidade de atividades propostas no projeto ampliou meu horizonte em relação ao universo do exercício físico. Experimentei modalidades que nunca imaginei praticar, desde aulas tradicionais até atividades de esportes coletivos que nunca tinha ouvido falar, como o Frisbee”.

Já Arlene, também da organização da ação, disse que “a princípio eu acreditava ser só mais um trabalho acadêmico para ‘ganhar nota’, mas durante o desenvolvimento das atividades fui ficando encantada com cada passo que dávamos, principalmente ao oportunizar a aplicabilidade das atividades de forma simples, isso fez com que tudo se tornasse fácil e acessível. Foi simplesmente um mergulho no conhecimento acadêmico e autocuidado que deixou marcas que vou levar para a vida”.

Vinícius, da comissão organizadora, destacou que participar do projeto fez ele rever alguns conceitos relacionados à saúde de modo geral, “pois nos poucos momentos que tivemos ali vimos a carência que todos os alunos e servidores têm em praticar atividades físicas pelo menos uma vez por semana. Na sua execução foram feitos testes que parecem simples, mas que no final com a coleta de dados é possível dar um parecer e dicas importantes para termos uma melhor qualidade de vida. Por fim, ressalto a extrema importância de termos mais eventos como esse para que possamos ter uma vida mais longa e não sofrermos na velhice com doenças que poderiam ser evitadas com a simples prática de atividades físicas”.

Acesse o link abaixo e confira o site que foi produzido pelos alunos com as ações, relatório e fotos da atividade: https://sitevitoria.my.canva.site/dia-ativo-ifro

• Campus_ZN_-_Dia_ativo
  • Campus_ZN_-_Dia_ativo_1