Encerrado o projeto de extensão para ambientação dos servidores transpostos do quadro do Ex-Território Federal de Rondônia redistribuídos ao IFRO

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h47 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h48 | Acessos: 36775

Campus Zona Norte Ambientação servidores 7

Na segunda-feira (16/10) ocorreu no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte o encerramento do Projeto de Extensão para Ambientação dos Servidores transpostos do quadro do Ex-Território Federal de Rondônia redistribuídos ao IFRO. De iniciativa da Direção-Geral da unidade no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), o projeto teve como objetivo fortalecer estratégias de ambientação organizacional, capacitação e integração dos servidores redistribuídos ao IFRO.

Segundo o coordenador, professor Douglas Piffer, o projeto de ambientação organizacional foi estruturado em 5 etapas formativas, cada uma complementando a anterior, com o objetivo de preparar os servidores redistribuídos para o novo contexto institucional do IFRO.

A primeira etapa foi o Curso de Introdução à Informática, ministrado pelo professor Cleiton da Silva Borges, entre os dias 18 e 26/09, que abordou conceitos fundamentais de informática, familiarizando os servidores com o uso do computador, navegação na internet, ferramentas de produtividade e segurança digital.

A segunda etapa foi o Curso de Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), ministrado pelo TAE Alberto Meireles Oliveira de Almeida, entre os dias 27 e 29/09, que familiarizou os servidores ao sistema utilizado no IFRO para gestão de diversos processos administrativos, como gestão acadêmica, de patrimônio, reservas de salas, de frota, biblioteca, entre outros.

A terceira etapa foi o Curso de Ambientação ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI), cuja regência foi realizada pelas TAEs Jéssica Holanda Renda e Vivian Schmitt Moraes, entre os dias 02 e 06/10, que proporcionou aos servidores o conhecimento das principais funcionalidades do SEI, um sistema eletrônico de informações adotado na Administração Pública Federal. O curso foi organizado em duas fases, a primeira teórica que consistiu na realização assistida do curso "SEI Usar" junto à plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e a segunda prática, que consistiu na realização de aulas experimentais nos laboratórios de informática do campus em ambiente simulado do SEI.

A quarta etapa foi o Curso de Ambientação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ministrado pelo Prof. Marcel Leite Rios, entre os dias 9 e 13/10, que proporcionou aos servidores ambientação e imersão ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFRO, apresentando as principais funcionalidades do AVA, uma ferramenta essencial para o suporte às atividades pedagógicas, promovendo a interação entre docentes e estudantes e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

A quinta e última etapa foi a ambientação aos principais programas e políticas organizacionais do IFRO. Nesta etapa, ocorrida no auditório do Campus Zona Norte no dia 16/10, foi organizada uma "Feira de Oportunidades" na qual cada membro da gestão do campus apresentou aos servidores as especificidades de seu setor, bem como as oportunidades de contribuição caso optassem pela lotação em sua equipe de trabalho.

Foram também realizados agendamentos para que durante a semana (17 a 20/10) fossem disponibilizados agendamentos aos servidores para visitas aos setores de seu interesse para experiência de imersão nas respectivas atividades pelo período de um turno de trabalho.

Participaram do projeto 39 servidores transpostos do quadro do Ex-Território Federal de Rondônia que pleiteiam redistribuição aos Campi Porto Velho Zona Norte e Calama do IFRO. Entre eles a servidora Margarida Reis que agradeceu à instituição pela capacitação. "Obrigada, foi muito bom participar do projeto, agradeço e parabenizo o IFRO e os organizadores!", disse.

Ainda na oportunidade do encerramento do projeto de ambientação foi realizada também a ação da 2ª Etapa do Projeto de Extensão IFRO + Saúde na qual realizou-se a promoção da Boa Postura, da Ginástica Laboral e Saúde do Movimento no Ambiente de Trabalho, com a participação dos alunos do curso de Fisioterapia da UNAMA, sob a supervisão da professora e preceptora, Daiane Tavares Soares, que declarou: "A promoção da boa postura, a ginástica laboral e a saúde do movimento são fundamentais no ambiente de trabalho, pois ajudam a prevenir lesões, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar dos funcionários. A manutenção de posições ergonômicas adequadas e a prática regular de exercícios específicos contribuem para aumentar a produtividade, reduzir o absenteísmo e promover um ambiente de trabalho saudável. Além disso, a saúde do movimento incentiva a mobilidade e a circulação, contribuindo para a longevidade das carreiras dos colaboradores e para a competitividade da empresa", explicou.

O Coordenador do Projeto, professor Douglas Piffer, reforçou que “o encerramento do Projeto de Ambientação foi marcado por emoção e gratidão, celebrando o comprometimento dos servidores redistribuídos em sua jornada de adaptação. O projeto oportunizou aos participantes ferramentas básicas para integração ao novo contexto institucional. As palavras de agradecimento e entusiasmo dos servidores refletem o sucesso do projeto e a sensação de fazerem parte da família IFRO. Fazendo deste evento o início de um capítulo emocionante, com votos de sucesso para cada novo servidor no Instituto".

• Campus_Zona_Norte_-_Ambientação_-_servidores_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Ambientação_-_servidores_2