Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Porto Velho Zona Norte realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h45 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 18h00 | Acessos: 38138

Campus Zona Norte SNCT 1

 O Campus Porto Velho Zona Norte realizou sua programação alusiva à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no período de 16 a 20 de outubro de 2023. Com uma programação repleta de temas essenciais, emergenciais e de grande interesse local e regional, ofereceu minicurso, oficinas, palestras, mesas-redondas, seminários, turnê pelo Centro de Inovação e Tecnologia e uma semana inteira de experimentações e participações da comunidade externa no Laboratório Tecnológico de Aprendizagem Ativa, que atendeu a convidados como a Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais de Porto Velho (APAE), a Associação de Mães dos Autistas (AMA) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ferreira, também de Porto Velho.

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento que constitui política de estado no campo da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Foi criada por Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e está institucionalizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Neste ano, o tema central foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

   De acordo com o Diretor-Geral do campus, Jeferson Cardoso da Silva, “o campus vai atuar muito mais fortemente a partir deste ano com eventos, programas e projetos de elevado impacto local e regional. Temos que criar oportunidades para o conhecimento das grandes possibilidades que o nosso meio social demanda e o nosso campus permite realizar, com toda sua infraestrutura material e de profissionais especializados”.

  Assim foi a Semana: um período de cinco dias contínuos de atividades, com algumas palestras a distância (uma delas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, com Gracieth Valenzuela, da Agência Nacional de Proteção de Dados) e uma programação variada, mas sempre voltada para a importância da pesquisa e da inovação no desenvolvimento de pessoas, processos e projetos.

O Alcance

  Foi possível aproximar as três esferas governamentais: Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura Municipal, tendo-se o campus como mediador. Na segunda-feira, dia 16, fez parte da programação o Presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (Fapero), Paulo Haddad, que demonstrou a importância da pesquisa e da inovação em Rondônia e as diversas oportunidades de editais que a Fapero possui, os quais podem ser conhecidos aqui: https://rondonia.ro.gov.br/fapero/publicacoes/2023-2/editais/.

  No último dia, sexta-feira (dia 20), o Diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Leandro Dill, demonstrou as vocações locais, as frentes de desenvolvimento de Porto Velho, as alternativas para a geração de renda de forma sustentável e os programas e produtos que a Agência vem disponibilizando no Município. Segundo Dill. “É necessário haver uma maior aproximação entre as instituições formadoras e as entidades promotoras e incentivadoras de desenvolvimento, como a Agência Municipal e a Fapero. Foi extremamente enriquecedor participar da Semana, pois criou a oportunidade dessa aproximação e integração. Muitas vezes as oportunidades não são aproveitadas por falta de conhecimento”, destacou o gestor.

O Envolvimento

  Ao longo da Semana, os servidores do Campus Porto Velho Zona Norte, com participação de profissionais externos e de professores do Campus Porto Velho Calama, trouxeram temas como o uso da inteligência artificial na programação e outros processos, em um primeiro momento, e o uso dessa mesma inteligência na produção dos alunos e demais pessoas, sob a ótica da melhoria dos estudos, mas também da ética profissional, na perspectiva da evolução pessoal e do pensamento crítico versus automatizações acríticas ou usos ilegais na produção e difusão do conhecimento.

Segundo o professor Renato Almeida, Coordenador do Núcleo e do Centro de Inovação Tecnológica do campus, “a Semana de Ciência e Tecnologia foi impressionante e reforça nossos laços ao transmitir conhecimentos para toda a comunidade. Nossos convidados foram excelentes, e nosso público, exemplar! Que nos próximos anos façamos ainda melhor!”.

  De fato, houve uma participação bastante expressiva dos alunos e da comunidade externa. Foram cerca de 500 inscritos, com frequência diária de mais de 150 pessoas. A programação contou com 18 ações. Alunos dos cursos de graduação noturnos participaram como voluntários na organização do evento, assim, foi possível também desenvolver habilidades de organização e condução de eventos, com atendimento ao público, além de cumprimento de requisitos de composição curricular.

A Voz dos Alunos

  De acordo com a aluna Maiara Pinheiro, do 4º período do Curso Superior de Tecnologia, em Gestão Pública, a qual foi uma das colaboradoras do evento, “o empenho e esforço de todo o corpo docente, discentes e demais pessoas que ajudaram para que o evento fosse realizado e tudo saísse como esperado ficaram nítidos! A Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Zona Norte nos proporcionou vários conhecimentos, com as palestras e oficinas. Isso só me dá mais certeza de que a instituição se preocupa com os alunos. Obrigada pela Semana, que nos agregou um vasto conhecimento, através das palestras com grandes mestres”.

  Para Isa de Oliveira, também do Curso de Gestão Pública, 2º período, “a Semana foi maravilhosa, cheia de muito conhecimento e aprendizado.  Quero agradecer à Diretoria e toda equipe que coordenou essa Semana com sucesso. Também quero parabenizar cada professor que contribuiu com a troca de experiências, foi incrível. Uma das palestras que amei mais foi a oficina de normas de formatação de trabalhos conforme as normas ABNT, aplicada pelo professor Cleiton Anderson, e a última palestra sobre o uso da Inteligência Artificial, muito esclarecedora e motivadora. No geral, participei de todas e serão muito proveitosas para a minha jornada acadêmica. Obrigada, IFRO Zona Norte, por nos proporcionar esses momentos de grande aprendizado”.

  Letícia Neves, do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, assim demonstrou sua experiência: “Achei muito interessante a roda de conversa sobre inteligência artificial. Os profissionais apresentaram conceitos e explicações dessa tecnologia de forma clara e didática. No geral, achei que o evento foi muito bem organizado e que ofereceu uma ótima oportunidade para aprender sobre tecnologia”.

  Geisson Menezes, do Curso Sistemas para Internet, destacou a importância das diversas atividades para sua formação e foi pontual quanto ao AtivaLab, que monitorou. “Tal laboratório contou com jogos interativos e didáticos, e mostrou que é possível, e importante, integrar tecnologia e inovação com educação. Com a colaboração e parceria entres entidades e órgãos públicos de todas as esferas, e até entidades privadas, é possível a acessibilidade e promoção da tecnologia a todos e todas”, comentou.

A Semana foi fortalecida pelo envolvimento dos professores, pessoal técnico-administrativo (pelas apresentações e suporte) e estudantes, especialmente os voluntários (pelo apoio no credenciamento, organização, atendimento ao público e operacionalização do AtivaLab). Ciência, Tecnologia e Inovação estiveram em um elevado patamar de conhecimento, ilustradas por duas canções do Coral do Campus Porto Velho Zona Norte na abertura do Evento.

As Experimentações

  O Laboratório Tecnológico de Aprendizagem Ativa (AtivaLab) foi um espaço montado para atendimento às crianças e pessoas com necessidades específicas por meio de tecnologias para interação com realidade virtual. É um modelo criado no Projeto Cidades Inteligentes do IFRO e que se ajusta à demanda. Compõe-se de um computador básico, aparelhos de projeção e captação de imagens, programas para gamificação e outros periféricos. O Projeto pode ser melhor conhecido aqui: https://cidadesinteligentes.online/.

A Diversidade e Multiplicidade

  Muitos outros projetos foram apresentados durante o evento, especialmente aqueles submetidos aos editais do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRO e outros, a exemplo dos que estão no Programa em Mestrado na área de Propriedade Intelectual e Inovação (ProfNit). De acordo com Guilherme Freitas, da Coordenação de Comunicação e Eventos do campus, “foi uma semana de grande mobilização por parte dos professores e estudantes, que praticamente lotaram o auditório, nos cinco dias de evento. Houve espaço para a reflexão e discussão a respeito de temas de grande relevância, no cenário da sociedade atual, como Inteligência Artificial, Ética e Desenvolvimento com Sustentabilidade”.

Para Adriana Zanki, também da Coordenação e uma das organizadoras do evento, “a SNCT 2023 foi surpreendente, com muitos convidados importantes, falas interessantes, auditório lotado, o Laboratório de Aprendizagem Ativa que foi aprovadíssimo pelos alunos de escolas visitantes, enfim, momentos realmente proveitosos. Sem falar na colaboração dos alunos voluntários que fizeram toda a diferença no evento!”

  De acordo com o Professor Sergio Loss, que coordenou a Semana de Ciência e Tecnologia do campus, “o evento foi um marco de criação de novas perspectivas para tornar a ciência, tecnologia e inovação um percurso a ser cada vez mais valorizado e incentivado no IFRO. A participação de profissionais do campus e de convidados garantiu um alto nível de celebração do conhecimento, pelas apresentações críticas, fundamentadas e focadas em questões emergenciais. Não foi por acaso que a participação se deu de forma tão massiva ao longo dos dias. Muitas das programações foram filmadas e serão transformadas em peças de difusão do conhecimento, na forma de vídeos temáticos. Aguardem as novidades”.

  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_1
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_2
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_3
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_5
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_6
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_7
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_8
  • Campus_Zona_Norte_-_SNCT_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.