Aula Inaugural do curso de formação de cantores marca início da composição de coral cênico do IFRO

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 06h51 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 06h51 | Acessos: 86867

Canto ZN aulainaugural 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, deu início às atividades do Coral Cênico do IFRO. A aula inaugural foi realizada no dia 4 de setembro, no Miniauditório do campus. O objetivo do projeto de extensão é a criação de um Coral institucional do IFRO e a formação de cantores com boa base técnica, conscientes de suas capacidades vocais e capacitados.

O curso é coordenado pelo Professor Marcos Grutzmacher, mestre em Linguística, bacharel em Fonoaudiologia e técnico em canto erudito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E conta com a participação do Diretor de Artes Cênicas, Ícaro Alexsander Costa, que atua no desenvolvimento da expressão corporal e da Professora de Música, Kenia Silva Martins Freitas, que trabalha a teoria e a percepção musical aplicadas ao canto. O evento inaugural contou com a presença do Diretor-Geral, Jeferson Cardoso da Silva e do Diretor de Ensino Geraldo Castro Cotinguiba.

“Já tivemos outras atividades de coral no Campus Zona Norte anteriormente, mas o que há de inovador nessa proposta é atrelar o coral à formação musical dos cantores. As pessoas aprenderão a técnica e poderão praticar no coral. Ao final dessa capacitação a gente espera que o cantor tenha uma base técnica e de conhecimento teórico para desenvolver ou pelo menos iniciar o caminho do canto profissional”, comenta Marcos Grutzmacher, que está ministrando as disciplinas de fisiologia do canto, técnica vocal e canto coral.

De acordo com o docente, “o coral pretende ser um coral flexível, ou seja, ele terá um repertório tanto popular, quanto erudito. Também caminhando pela região do coral cênico, que é um coral que se movimenta em cena, que cria cenas, que é uma tendência mundial”.

As aulas acontecem duas vezes por semana, nas segundas e quartas, das 18h30 às 21h30, no Miniauditório do campus. A previsão de conclusão do curso é em dezembro de 2023. Mas as atividades do coral continuarão regularmente com ensaios e apresentações, enquanto aparelho cultural do IFRO. Não há mais vagas disponíveis no momento, mas há previsão de novas audições para o início de 2024.

“O principal de tudo isso é focar no processo de desenvolvimento vocal dessas pessoas. As pessoas estão recebendo uma capacitação completa na área do canto, o que é inovador. Através desse projeto, nós podemos oferecer isso para a sociedade, gratuitamente. Assim, a instituição está dentro do que é a proposta dela, de ter um ensino de qualidade e gratuito, devolvendo para a sociedade, o que ela investe na instituição, promovendo também ações de cultura”, conclui Marcos.

• Canto-ZN-aulainaugural_1
  • Canto-ZN-aulainaugural_2