1ª etapa do Projeto IFRO + SAÚDE e a 2ª etapa do Projeto de Melhoria do Clima Organizacional ocorrem no Zona Norte

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 13h44 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 13h44 | Acessos: 59711

ZonaNorte Ações 1Foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, a primeira etapa do Projeto IFRO + SAÚDE e a segunda etapa do Projeto de Melhoria do Clima Organizacional. As ações são organizadas pela Direção-Geral e CGP (Coordenação de Gestão de Pessoas), e ocorreram na terça-feira (12), no auditório do campus, integrando o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O Projeto de Extensão “IFRO + SAÚDE” tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar no ambiente escolar, por meio de abordagens educativas e práticas que capacitem alunos, professores, colaboradores e a comunidade a adotarem hábitos saudáveis, fortalecendo a cultura de prevenção e autocuidado e contribuindo para um ambiente propício ao desenvolvimento integral. A proposta consiste na promoção mensal de atividades interventivas e educativas em saúde, compreendendo estratégias práticas de autocuidado, manejo do estresse e promoção do equilíbrio emocional, e abordando as temáticas sazonais estabelecidas em calendário do Ministério da Saúde e Educação, bem como ensejadas através de instituições promotoras de saúde em âmbito estadual e/ou municipal.

Conforme o Coordenador do projeto, Douglas Piffer, a primeira etapa intitulada “Setembro Amarelo” faz alusão à campanha de mesmo nome criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com objetivo de sensibilizar a população em relação ao tema do suicídio, além de promover o diálogo aberto e a busca por ajuda para quem está passando por dificuldades emocionais e psicológicas. Ainda segundo o docente, a fim de contemplar esta temática, abdicando da programação habitual de palestras, foi ofertado para professores, técnicos educacionais, estagiários e colaboradores terceirizados uma atividade coletiva de “Grupo Terapêutico de Psicologia para sensibilização para sinais, sintomas e gatilhos da Ansiedade, Depressão e Prevenção de Suicídio, dando ênfase ao autoconhecimento e autocuidado”.

A atividade foi conduzida por acadêmicos concluintes do Curso de Psicologia, supervisionados pela Psicóloga Iara Cahú, Professora e Preceptora da Universidade da Amazônia (UNAMA), parceira do Campus Zona Norte para realização desse projeto. “É importante despertar um olhar mais atento sobre a importância da preservação da saúde mental dos  profissionais  que  lidam  diariamente  com  situações diversas, muita  das vezes  de  grande  impacto, abalo  emocional e que muito interfere no rendimento do indivíduo, tanto em suas atividades laborais, como em sua vida pessoal como um todo”, afirmou a Professora Iara.

O Professor Douglas acrescentou que outras etapas do projeto estão por vir e que o público das próximas etapas será formado por alunos e comunidade acadêmica em geral, oportunidades nas quais serão realizadas ações interventivas e educativas nas salas de aula, através da condução de grupos focais terapêuticos, que, sob atenção de psicólogos preceptores e bacharelandos em psicologia, buscará identificar aqueles que necessitam de atenção psicológica.

Na sequência da programação, foi realizada a segunda etapa do Projeto de Melhoria do Clima Organizacional de autoria da Coordenadora de Gestão de Pessoas, Vivian Schmitt Moraes, com a celebração dos aniversariantes do trimestre compreendido entre julho e setembro.

• ZonaNorte-Ações_1
  • ZonaNorte-Ações_2