Campus Porto Velho Zona Norte realiza minimaratona de programação

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 09h57 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h16 | Acessos: 2030

4 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, promoveu na última sexta-feira (26) a 1ª Minimaratona de Programação em Python. Participaram do evento alunos do curso técnico em Informática para Internet concomitante ao Ensino Médio, dos turnos matutino e vespertino.

Segundo um dos professores organizadores do projeto, Felipe Colen, o objetivo da minimaratona foi o de proporcionar aos alunos de nível técnico a experiência de competição em programação, trabalho em equipe e desenvolvimento do raciocínio lógico.

Minimaratona

A minimaratona teve duração de três horas e aconteceu nos períodos matutino e vespertino. Durante as atividades foram propostos cinco exercícios de programação que variavam em três níveis: fácil, médio e difícil. Cada atividade possuía uma pontuação específica e para cada acerto as equipes conquistavam um balão de determinada cor que era fixado no computador.

A equipe que conseguisse atingir o maior número de pontos era declarada a vencedora da Minimaratona de Programação em Python. Os três integrantes da equipe campeã receberam medalhas e kits disponibilizados pelo IFRO.

Para a aluna Izadora Damázio, líder da equipe campeã do período matutino, o evento funcionou como um estímulo aos estudos extraclasse.  “Antes da competição tivemos um treinamento com os professores onde recebemos dicas, estudamos novos comandos de programação e pudemos nos empenhar, não apenas em acertar os exercícios, mas principalmente em aprender a corrigir os erros cometidos”, descreveu.