Abertas 50 vagas em Práticas Pedagógicas para a Formação de Leitores Literários no IFRO Zona Norte

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 12h15 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 12h15 | Acessos: 72156

FICleitoresO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com inscrições abertas para o Curso de Formação Continuada em Práticas Pedagógicas para a Formação de Leitores Literários. A carga horária é de 80 horas e vai ocorrer de forma remota. São 50 vagas para o curso EaD, em que a forma de ingresso será via sorteio entre os inscritos.

A forma de inscrição é exclusivamente on-line, pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/HDzbCLDCqe1JBMsr6. Podem se candidatar à formação pessoas graduadas ou que estão cursando Biblioteconomia, Letras ou Pedagogia. Entre os objetivos estão formar professores com conhecimentos teóricos e práticos a respeito do ato de ler os textos literários; apresentar o ato de ler em uma perspectiva dialógica; e expor formas de trabalho com o texto literário a partir de suas especificidades.

A autora do projeto e professora do curso é Andreia dos Santos Oliveira, que é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Marília (2021). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Pós-Graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e Literatura pela Faculdade de Rolim de Moura (2008). Licenciada em Letras /Literatura pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2005).

Segundo a docente, a ideia foi de atender professores ou alunos, “com objetivo de contribuir para a formação destes professores ou futuros professores, para eles mediarem a leitura literária dos textos em sala de aula. O projeto foi pensado porque a gente reconhece a importância da literatura para a formação do ser humano e, portanto, é função da sociedade e da escola proporcionar o encontro da criança com o livro literário, mas o texto literário tem as suas especificidades, então este curso vai discutir o que é ler, ler dentro de uma perspectiva dialógica, porque a gente não entende o ato de ler como um ato de decodificar, e sim o ato de ler como construção de sentidos, e também algumas formas de trabalhar os textos literários em sala de aula”.

Para ler o Edital 38/2023 completo, clique aqui.