Zona Norte é representado por duas equipes no Estadual de Robótica: uma ficou em segundo lugar na disputa

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h28 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h28 | Acessos: 80347

ZN Robótica 1Equipes formadas a partir de projeto de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, tiveram uma boa participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa estadual, realizada nos dias 25 e 26/8 (sexta e sábado), no IFRO Calama. A Fênix Tech conquistou o 2º lugar na competição.

O projeto é desenvolvido desde o semestre passado pelo Professor Marcel Leite Rios. A equipe Fênix é formada por alunos do Técnico em Informática Concomitante do turno matutino. E a outra equipe inscrita é a das Garotas, que estudam o Técnico em Informática Concomitante no turno vespertino. Pensando no aprendizado, eles trabalharam inclusive nas férias de julho, a pedido dos alunos. Na Fênix Tech estavam Lucas Hector Alves de Lima, Igor Mateus Pereira Menezes, Luca Kauê Araújo Notenes e Thiago Silva Marques. Já o time Garotas do ENIAC foi integrado por Letícia Farias Ribeiro, Maria Clara dos Santos Neves e Ana Julia Souza Nascimento.

Conforme o Coordenador do Projeto de Robótica, Marcel Rios, “de todas as vezes que participei da OBR, sem dúvidas, essa foi a mais conturbada e com desafios bastante complexos. Nossos alunos souberam lidar com a pressão da competição, com o nervosismo das provas e com todas as adversidades que tivemos nesses dois dias de evento. Tenho consciência que poderíamos ter ganho essa competição, porque somente o nosso robô estava realizando o resgate na última pista. No entanto, nem sempre os melhores ganham, mas conseguimos mostrar nossa capacidade de produção na robótica educacional”.

O docente também fez agradecimento aos que colaboraram com as atividades: “agradeço ao Professor Renato como Coordenador do CIT por viabilizar o espaço para que pudéssemos treinar, à Direção-Geral do campus por atender nossas demandas de computador/notebook para o dia do evento. E, por fim, minha gratidão aos alunos que, sem dúvidas, deram o melhor de si, e mereceram muito essa conquista, agora podem dizer que são medalhistas da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica”.

Thiago Marques conta que o Professor Marcel apresentou a proposta de disputar a Olimpíada. Desde o início do ano passado começou a se interessar pela área de robótica, tendo em vista que na EEEFM Professor Daniel Neri da Silva, em que faz o ensino médio regular, no contraturno das aulas técnicas do IFRO, havia iniciado um projeto também. No Campus Zona Norte, com a equipe formada e orientada pelo professor, começaram a se preparar para a competição. “Foi gratificante ficar em segundo colocado, com um gostinho de vitória, porque sabemos do quanto foi difícil chegar até o projeto final e das propostas que foram apresentadas para nós”. Ele ainda destaca que participar do projeto possibilitou desenvolver outras habilidades, como a de comunicação e de concentração, entre outras que contribuem com o próprio curso técnico no IFRO.

Igor Mateus avalia que a robótica é uma área muito importante e que seria necessário que mais alunos tivessem conhecimento da área. Sobre a disputa, diz que no começo foi “aprendendo primeiramente a programação e passando muitos processos de mudanças. O robô nem era daquele jeito no começo, fomos trocando ideias e tudo mais e consertando erros. Agora no final conseguimos o resultado. Muito bom”. No caso de Lucas Hector, após a apresentação do projeto pelo docente, ele se interessou e desde então diz que vem praticando e aprendendo. “Conseguimos superar os obstáculos e ficamos em segundo”, ressalta.

Para Lucas Kauê os olhos brilharam ao ver a chance de se aproximar da robótica e aprendeu grandes lições para a vida. “Quando abriu a chance de entrar, a gente entrou e a experiência com a Robótica foi bem maravilhosa e única. Tivemos contato desde a montagem até a programação. É uma coisa que me deixou muitas lembranças. Na verdade, a sensação de estar participando é sem palavras para descrever”, afirmou.

OBR Rondônia

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica foi realizada pelo IFRO Porto Velho Calama. O primeiro lugar ficou com a equipe Santo Ofício, do Colégio Classe A/Porto Velho, que representará Rondônia na etapa nacional em Salvador (BA), entre os dias 2 e 12 de outubro deste ano. No pódio, o segundo lugar foi da Fênix Tech/Zona Norte e o terceiro lugar foi ocupado pela equipe Damas de Lego/IFRO Cacoal.

Em todas as modalidades da premiação as equipes receberam medalhas, como o destaque de melhor escola pública, para o Campus Ji-Paraná; Robustez – Equipe Tilt – Campus Cacoal; Inovação – Equipe Legolóides, de Ji-Paraná; Designer – Equipe DKPDPRIME – de Ji-Paraná; Dedicação – Equipe Capivaras, da Escola Barão do Solimões; Programação – Equipe GPMecatrônica, do Campus Porto Velho Calama e Maker – Equipe Walker, também do Calama.

• ZN-Robótica_1
  • ZN-Robótica_10