Campus Porto Velho Zona Norte sedia aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação

Publicado: Sábado, 12 de Agosto de 2023, 00h25 | Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2023, 00h26 | Acessos: 85145

Campus Zona Norte Aula Inaugural Dinter 2

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte sediou na manhã de segunda-feira (7 de agosto), a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, fruto de parceria entre o IFRO e a Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Marília).

Esta é a segunda turma que será formada por meio da parceria e é constituída por 22 estudantes: servidores docentes e TAEs do IFRO lotados nos diversos campi e na Reitoria. Com esta oferta formativa espera-se qualificar servidores visando à elevação da titulação de profissionais do IFRO, a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de pesquisas aprofundadas sobre a realidade educacional de Rondônia, o fortalecimento dos grupos de pesquisa de ambas as instituições, o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação no IFRO, a verticalização de seus cursos, assim como a redução das desigualdades regionais e intrarregionais no que diz respeito à capacitação de pessoal, elevação da escolaridade, e qualificação de recursos humanos para a pesquisa.

O Reitor Moisés José Rosa de Souza destacou que a qualificação dos servidores do IFRO é uma ação muito importante e vai continuar e se ampliar. “Parabenizo a professora Xênia, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e toda sua equipe envolvida na ação do Dinter. Um parabéns especial aos doutorandos e doutorandas pela conquista ao ingressarem no curso. Desejo êxito a todos e todas para que, dentro em breve, obtenham o título de doutor e doutora”, parabenizou.

Para a professora Xênia de Castro Barbosa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, contribuir com a formação desses servidores é uma necessidade institucional e é uma ação muito gratificante, “porque se trata de uma parceria com uma instituição de máxima qualidade, reconhecida nacionalmente, e de um programa de doutorado de excelência, que oferecerá o que há de melhor no que diz respeito às teorias e metodologias educacionais a nossos servidores”.

Raphael Vaz é um dos servidores do IFRO que está iniciando o doutorado interinstitucional. Para ele a aula inaugural é um momento especial, “[...] especialmente em um Dinter, porque cria uma espécie de vínculo, de pertencimento com a universidade onde vamos realizar a pós-graduação. Essa, em especial, também nos ajudou a notar o comprometimento do IFRO com a valorização dos servidores e da segurança institucional, uma vez que esse processo atravessou uma transição de gestão e foi mantido dentro do previsto, garantindo um benefício para os servidores, para as unidades de ensino envolvidas e, certamente, para a sociedade que servimos em Rondônia”.

• Campus_Zona_Norte_-_Aula_Inaugural_Dinter_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Aula_Inaugural_Dinter_2