Realizada a 9ª edição da Semana do Meio Ambiente no Campus Zona Norte

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 15h29 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 17h14 | Acessos: 62837

ZN Semana Meio Ambiente 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou a IX Semana do Meio Ambiente no último dia 5. No Dia Mundial do Meio Ambiente, o NAS (Núcleo de Ação Sustentável) realizou o evento à noite, no auditório, para lançar a proposta de coleta seletiva no campus. Também foram realizadas duas oficinas: uma de processo de compostagem e medição de emissão de CO² no processo, no dia 1 de junho; e outra de fabricação de composteiras domésticas, no dia 6 de junho.

Iniciar o processo de coleta seletiva e o trabalho prático de conscientização é uma ideia antiga do NAS. O projeto nasceu de uma parceria entre um projeto de ensino da Professora Adriana Zanki Cordenonsi com o NAS, que é coordenado pelo Professor Marcos Borchardt. Além da coleta de resíduos do público que frequenta o campus, há um espaço de residuários de metal, para que a comunidade do IFRO Zona Norte possa trazer de casa seus resíduos secos e depositar ali. De tempos em tempos, o material será coletado por cooperativas parceiras. Durante o evento do dia 5, participaram a Catanorte, através do seu presidente Toni Industrial, e Coletivo Cataleste, representada por Rosalina Souza Oliveira Moreira.

A avaliação de Rosalina foi positiva. “Gostei de participar, do empenho de todos, foi bastante inspirador. A instalação do ecoponto vai ser uma referência não só para os alunos, mas até para a sociedade do entorno, como uma possiblidade de poder entregar os seus resíduos de maneira seletiva e saber que os catadores vão de fato pegar e dar a destinação correta”. Para a representante do coletivo de catadores que está recolhendo plástico reciclável em bairros da Zona Leste, foi importante a participação de professores, diretoria e alunos. Ela enfatizou que os projetos são relevantes para a sociedade, “para gerar uma cultura de sustentabilidade no instituto, junto dos alunos”, bem como a criação do aplicativo móbile.

No dia 5, a Professora Mariela Tamada apresentou junto com seus alunos o resultado de um projeto de pesquisa. Nele está sendo desenvolvido o aplicativo para celular “ReciclApp”. O app conecta catadores a pessoas que separam materiais recicláveis. “Ressaltamos que a coleta de resíduos é importante tanto do ponto de vista ambiental como social, pois gera renda para famílias carentes”, dizem os organizadores.

Projeto de ensino

Integram o projeto de ensino coordenado pela Professora Adriana Zanki as estudantes Adrielle Oliveira de Araujo (Técnico em Finanças), Izabelly Vasconcelos da Silva (Tecnologia em Sistemas para Internet) e Juliana Firmiano Cavalcante Gonçalves (Técnico em Finanças).

“A Semana do Meio Ambiente deste ano foi excelente. E o projeto de Implantação da Coleta Seletiva foi o protagonista. Parabéns aos idealizadores do projeto. A coleta seletiva facilita a destinação correta dos resíduos, seja ele reciclável ou compostável. E, ainda, ajuda o meio ambiente, gera renda e trabalho aos catadores de materiais recicláveis. Na apresentação foi utilizado uma frase que me tocou profundamente, ela dizia: não trate como ‘lixo’ o reciclável que pode ser o sustento de quem mais precisa. Vale lembrar que a reciclagem garante o sustento de muitas famílias”, fala a acadêmica de Gestão Comercial, Janaina Sígridy, que é bolsista do NAS, Embaixadora Lixo Zero e colaborou no projeto de ensino.

Ela complementa dizendo que o projeto fomenta a conscientização social, ambiental e econômica e trabalha a coletividade dos alunos. “É visível o engajamento de colaboradores e alunos em práticas sustentáveis como esta. Sou prova real disso, sou aluna de Gestão Comercial e fui picada pelo ‘mosquitinho verde da sustentabilidade’ na VII Semana do Meio Ambiente. Desde então tenho participado ativamente de ações e projetos que envolvem a sustentabilidade. Estou muito feliz de ver todos esses residuários coloridos distribuídos pelo nosso campus. E mais feliz ainda por saber que os nossos resíduos (lixos) irão para as cooperativas de materiais recicláveis, e não para o lixão a céu aberto que temos em nossa cidade. Todos esses resíduos serão reciclados e comercializados. Alavancando assim, a economia circular tão importante e necessária para o nosso estado”.

Conforme a idealizadora do projeto de ensino e membro do NAS, Adriana Zanki Cordenonsi, “estou muito feliz com a concretização deste sonho meu, e de todo o NAS, de implantar a coleta seletiva no nosso campus. Este é só o início do trabalho. Ainda precisamos de muita educação ambiental para os servidores e alunos e fortalecer as parcerias com os catadores e cooperativas. Mas é um processo que estamos iniciando e não tem mais volta”.

“A Semana do Meio Ambiente no nosso campus tem proporcionado momentos de reflexão sobre nossos problemas ambientais e tem se fortalecido ano a ano. É gratificante ver os alunos aprendendo e se envolvendo nestas questões que são das mais importantes no mundo hoje. Nossa responsabilidade com o meio ambiente deve ser diária, desde a simples separação correta dos resíduos e a escolha dos alimentos que colocamos na nossa mesa, até o nosso voto nas eleições e a cobrança do poder público de soluções sustentáveis para os graves problemas que enfrentamos”, finaliza a docente.

• ZN-Semana_Meio_Ambiente_1
  • ZN-Semana_Meio_Ambiente_10