Curso de Bases Técnicas para a Construção do Cantor é ofertado no Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 16h59 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 18h30 | Acessos: 200428

Campus ZN Curso Cantor

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com inscrições para o Curso de Bases Técnicas para a Construção do Cantor. O prazo finaliza dia 22 de novembro de 2022. Podem se candidatar cantores iniciantes sem prática ou conhecimento, ou cantores profissionais. As aulas serão de 28 de novembro a 03 de dezembro de 2022, das 14 às 17 horas, no Auditório do IFRO Zona Norte, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3146, no Setor Industrial de Porto Velho.

Excepcionalmente, no dia 3, o curso será mais longo, das 14 às 17 horas e das 19h30 às 21h30, pois a finalização ocorrerá com um recital dos alunos, no qual apresentarão o produto do que foi trabalhado durante o curso. Os conteúdos abordados serão: fisiologia vocal; técnica vocal; teoria musical voltada ao canto; prática de conjunto/canto-coral; e teatro/expressão corporal.

Realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Zona Norte), o curso é ofertado gratuitamente e está inserido na área de voz cantada para formação de cantores em Porto Velho (RO).  O objetivo é contribuir para a formação profissional de cantores, fornecendo conhecimentos técnicos a respeito da prática do canto, através de aulas intensivas relacionadas a diversos aspectos da performance vocal no palco.

O requisito é possuir idade igual ou superior a 18 anos ou a partir de 14 anos, mas que já tenham passado pela muda vocal, e neste caso devem enviar um link do Youtube com um vídeo cantando sem edição ou acompanhamento, de 1 minuto de duração, como comprovação.

É necessário preencher corretamente o formulário, com envio de documento (legível) com foto. A seleção será por "Sorteio Eletrônico", a ser realizado no dia 24 de novembro.

O quantitativo de vagas será de 40, distribuídas em 20 vagas para vozes femininas e 20 vagas para vozes masculinas. Os quantitativos poderão ser redistribuídos a depender do número de inscrições entre homens e mulheres. Terão preferência os profissionais da área, bem como pessoas que comprovarem conhecimento de leitura musical através de certificados ou documentos comprobatórios, respectivamente em ordem de preferência.

O resultado da seleção dos inscritos (previsão de ser divulgado no dia 24/11) e demais comunicação do curso serão enviados por e-mail, por isso os candidatos devem informar um e-mail válido. Pessoas que faltarem no primeiro dia de aula estarão automaticamente desclassificadas e o/a próximo/a da lista será convocado/a.

O link para inscrição e para mais informações é o https://forms.gle/ZWUzH2Cnt6MHdWBE8

Mais informações podem ser consultadas no Edital: https://selecao.ifro.edu.br/extensao-zona-norte/1032-edital-n-41-2022-selecao-para-curso-bases-tecnicas-para-a-construcao-do-cantor

O curso será  ministrado por Marcos Grutzmacher, Mestre em linguística (UFAL), bacharel em fonoaudiologia (Faculdade São Lucas), licenciado em Letras-Libras (UNIBF), Técnico em canto erudito (UFAL). E por Ícaro Alexsander Costa, Bacharel em Artes Cênicas (Interpretação Teatral) e pós-graduado em Gestão e Administração Escolar.