Campus Porto Velho Zona Norte disponibiliza seu Primeiro Curso FIC para a formação CCNA da Cisco

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 09h43 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 09h43 | Acessos: 66339

21 10 CiscoZNO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está ofertando o primeiro curso de curta duração na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) para a certificação CCNA (Cisco Certified Network Associate) da Cisco. A iniciativa do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Redes de Computadores ocorreu a partir de uma parceria firmada entre a Cisco do Brasil e o Instituto Federal de Rondônia. Assim como em outras entidades de ensino, professores passaram por um treinamento com o compromisso de disseminarem os conhecimentos aos alunos e comunidade.

A Cisco é uma empresa multinacional fabricante de equipamentos de integração de rede (como switches e roteadores) que proporciona aos estudiosos de tecnologias a possibilidade de aprofundarem conhecimentos e terem habilidades avaliadas e certificadas. Dentre as várias certificações, a certificação Cisco Certified Network Associated trata desde os primeiros contatos com uma rede de computadores até a configuração de switches e roteadores, com as melhores práticas e medidas de segurança tecnológica.

O Curso CCNA está em sua sétima versão e é dividido em três módulos: CCNAv7: Introduction to Networks; CCNAv7: Switching, Routing e Wireless Essentials; e CCNAv7: Enterprise Networking, Security, and Automation. Cada um destes módulos é subdividido em outros submódulos para os quais são feitos estudos e submissão de avaliações práticas e teóricas. Ao final, há avaliações práticas e teóricas abrangendo todos os conteúdos. Todo o material e avaliações é elaborado pela Cisco. No momento está sendo disponibilizado o primeiro módulo, no formato EaD, com o segundo e o terceiro previstos para os próximos dois semestres.

A abertura de uma turma Cisco é um anseio dos professores e alunos do CST em Redes de Computadores do Campus Zona Norte desde o seu início, em 2017. O público interno são os próprios acadêmicos do curso; e o público externo, para essa edição, serão os egressos do CST em Redes de Computadores pelo IFRO. Segundo o Coordenador do Curso, Silmar Antonio, a pretensão é disponibilizar este primeiro módulo novamente em breve, com vagas para o público em geral.

O docente ainda agradeceu o apoio recebido pelo Depex (Departamento de Extensão), pela Direção de Ensino e pela Direção-Geral do campus, sem os quais afirma que não conseguiria disponibilizar o curso neste semestre. Complementou que acredita que este curso seja um diferencial no mercado de trabalho para os futuros profissionais e que espera conseguir novas parcerias com outras empresas no futuro e proporcionar que o egresso do CST em Redes de Computadores seja ainda mais desejado pelas empresas.