Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Porto Velho Zona Norte recebe nota 4 em avaliação do MEC

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 11h45 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 11h58 | Acessos: 73659

img materia conceito 4 mec pvzn redes computadores

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Redes de Computadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, alcançou a nota 4 (a máxima é 5) em avaliação nacional. Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), a avaliação ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022, de forma remota e por meio de diferentes metodologias, tais como a visualização de todos os setores físicos do campus e reuniões com todos os segmentos dos recursos humanos que compõem o curso.

Esta foi a primeira avaliação de reconhecimento realizada pelo INEP/MEC. O CST em Redes de Computadores do IFRO iniciou no primeiro semestre de 2017 e teve sua primeira turma formada a partir do 2º semestre de 2019. Atualmente, o curso conta com 100 alunos, matriculados no primeiro, terceiro e uma turma especial com disciplinas do quarto e sexto períodos. Ofertado na modalidade presencial, a carga horária atual é de 2.670 horas, distribuídas em cinco semestres.

O Coordenador do curso, Saulo Souza de Macedo, comenta que a nota foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica. “Ela denota a excelência do trabalho realizado pela coordenação, corpo docente, equipe multidisciplinar e todos os demais atores envolvidos no processo de formação dos nossos alunos. Não podemos deixar passar em branco o momento de dificuldades vivenciadas durante o distanciamento social necessário para a contenção da pandemia. O curso foi um dos mais impactados, pela sua natureza, em que muitos componentes curriculares com carga horária prática, com previsão de aplicação de atividades em laboratórios, foram suspensos e, em seguida, readaptados para uma nova realidade”, analisa.

Saulo Macedo enfatiza que “a avaliação externa é um instrumento necessário e importante para nortear as ações de melhorias que são constantemente debatidas e pensadas na gestão do curso e, principalmente, para proporcionar a formação integral do estudante, permitindo o alcance do perfil necessário do profissional formado no CST Redes de Computadores e, consequentemente, sua emancipação”.

Comemoração

A Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, parabeniza a todos os servidores pela conquista do conceito 4, e ressalta que o resultado demonstra o comprometimento social com uma educação pública de qualidade, “uma vez que o conceito 4 é atribuído para cursos que estão acima da média, logo tornam-se também uma referência na área de TI que cresce exponencialmente a cada ano. O curso superior de tecnologia em Redes de Computadores possui uma demanda significativa para os profissionais formados nesta área que passam a atuar em empresas de médio e grande porte dentro e fora do país, considerando que vivemos na era da sociedade do conhecimento e da informação em que tudo precisa estar conectado".

Segundo o Diretor de Ensino do Campus, Geraldo Castro Cotinguiba, a economia contemporânea encontra-se na era da chamada quarta revolução industrial, com o advento e uso intensivo das tecnologias de informação nos meios de produção. “A isso hoje se chama de 'indústria 4.0', marcada pela interação entre ser humano e máquinas, uso de inteligência artificial nas tomadas de decisão. O curso de Redes de Computadores do nosso campus se insere nesse processo e é o único de toda a região norte do Brasil que é ofertado gratuitamente. Ainda temos que avançar pelas trilhas do caminho, mas a jornada já foi iniciada há algum tempo. Agora é aprimorarmos o que temos e planejarmos os próximos passos para contribuirmos com o desenvolvimento de nossa cidade, do estado, da região e do país com a formação de profissionais qualificados", destaca.

Clauber Pereira Teles foi da primeira turma de Redes de Computadores do Campus Porto Velho Zona Norte e um dos primeiros a se formar. “Para mim foi um enorme prazer ter feito esse curso, não só por já possuir familiaridade na área, como também pelo excelente ensino dado pelos professores, que ensinaram o que realmente vivenciamos no cotidiano do mercado de trabalho na área de redes, principalmente no que tange a fundamentos, intercomunicação de redes, virtualização, segurança, normas. Mesmo com a pandemia atingindo nosso ensino na reta final do curso, o IFRO nos proporcionou a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de forma remota, sendo eu o primeiro a realizar tal feito. Sempre recomendo o IFRO. Espero que muitas outras pessoas que estão interessadas em aprender e ingressar no mercado, possam obter a mesma experiência que tive, aprendendo muito e sentindo satisfação durante o ensino e principalmente conseguir emprego na área. Hoje trabalho na área como engenheiro de redes e analista de segurança de redes”, narra o egresso.

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores é desenvolvido com o intuito de capacitar estudantes na área de tecnologia, que é cada vez mais presente e necessária em todos os setores. Os computadores estão presentes em todos os segmentos da sociedade e os componentes computacionais foram inseridos nos mais diversos objetos, de forma a proporcionar soluções que melhoram o desempenho de várias tarefas e o bem-estar das pessoas

Anualmente, são ofertadas 40 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, visando formar profissionais habilitados para atuarem no planejamento, análise, elaboração, implantação, gerenciamento, monitoramento e manutenção de projetos lógicos e físicos de Redes de Computadores. Conhecimentos de instalações, testes físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança são requisitos necessários à atuação desse profissional. 

Fim do conteúdo da página