Primeira defesa de TCC remota ocorre no Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 11h55 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 17h33 | Acessos: 115064

foto defesa clauberO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte realizou, em ambiente virtual, a primeira defesa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Com as aulas presenciais suspensas desde o dia 18 de março, com o país todo vivendo período de distanciamento social, a defesa ocorreu de forma totalmente remota. O TCC foi defendido no dia 14 de abril de 2020.

O trabalho apresentado intitulado “Segurança de redes utilizando firewall: Implementação do pfSense em uma empresa corretora de seguros” é de autoria do acadêmico Clauber Pereira Teles. Ele pertence à turma 2017/1 e teve como banca examinadora Jhordano Malacarne Bravim (orientador e presidente da banca), Silmar Antônio Buchner de Oliveira (membro interno) e Cláudio Castelo (membro externo).

Para que a defesa do TCC ocorresse, houve alinhamento dos processos a serem realizados entre Coordenação do Curso, aluno que defendeu o trabalho e os membros da banca. Para isso, primeiramente definiu-se a ferramenta a ser utilizada e o presidente da banca escolheu a solução de Conferência Web da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (https://conferenciaweb.rnp.br/), devido permitir o controle de quais usuários seriam ouvintes, ou seja, não permite compartilhamento de microfone ou câmera, para se evitar interrupções ou prejuízos durante a apresentação. Posterior a isso, o coordenador do curso providenciou os documentos no SEI (Sistema Eletrônico de Informação) do IFRO e, o aluno bem como o membro externo da banca realizaram seus cadastros enquanto “usuários externos” no sistema, para que fosse possível que assinassem eletronicamente os documentos referente à defesa.

A apresentação da defesa do TCC foi iniciada às 19h30 do dia 14 de abril de 2020. Após a apresentação pelo acadêmico, a banca realizou suas considerações e, para o debate reservado para fins de atribuição de notas, utilizou-se como recurso uma chamada de vídeo por meio do WhatsApp com os três membros. Finalmente, o acadêmico Clauber Pereira Teles foi aprovado com nota 98,67 e assim cumpriu seu último requisito para conclusão do curso que teve como testemunhas mais de 60 participantes do início ao final de sua defesa.

Na visão do acadêmico, sobre o formato realizado, ele considerou “a ideia da defesa do meu TCC via videoconferência muito boa e propícia para o momento, devido à pandemia da COVID-19 em que estamos vivendo, é extremamente importante mantermos o isolamento social para nos proteger da doença, mas ao mesmo tempo estarmos unidos com o uso da tecnologia”.

Mesmo pela intermediação da tecnologia, o momento da apresentação oral do trabalho ainda contou com as mesmas emoções das que ocorrem nas defesas presenciais. “Foi uma experiência super inusitada, jamais imaginei que um dia eu iria defender meu TCC assim. Foi muito legal, eu estava nervoso antes de apresentar, mas ver meu familiares, amigos e meu namorado torcendo por mim e mandando mensagens de apoio no chat da conferência, me fez relaxar, eu senti como se eu tivesse em uma live de Youtube ou Instagram, onde eu era o influencer e as pessoas estavam ali me mandando mensagens positivas. Eu acho que ter essa sensação foi o que me fez esquecer um pouco a tensão da apresentação do meu TCC. No final tudo deu certo, o estilo de defesa por videoconferência deixou o ambiente mais descontraído para a apresentação, eliminando muito o nervosismo na hora de apresentar”, concluiu o estudante.

• Screenshot_2020-04-14-20-31-08-772_com.whatsapp
  • foto_defesa_clauber