Estudantes do Campus Zona Norte têm aula prática com fibra ótica em parceria com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 10h17 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 10h17 | Acessos: 109322

Aula Prática ZN Setic 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, e a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia (Setic), em parceria, promoveram aula prática sobre manuseio, fusão e testes em fibra óptica.

O objetivo foi proporcionar momentos práticos aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores por meio do uso de equipamentos especializados, como testadores e máquina de fusão de fibra. A atividade permitiu momentos de troca de experiências entre os analistas e técnicos do Governo de Rondônia com os acadêmicos do IFRO. Além da prática, os servidores da Setic-RO também apresentaram informações sobre o funcionamento da Infovia do estado, que usa a tecnologia de fibra óptica para fornecer e compartilhar diversos serviços digitais para órgãos governamentais.

O professor responsável pelo momento de troca foi Tiago Lopes de Aguiar, da disciplina Comunicação de Dados no Campus Porto Velho Zona Norte. Conforme o docente, foi uma grande oportunidade, porque ofertou conhecimento sobre mercado de trabalho. “Estamos falando de um órgão governamental, levamos conhecimentos sobre uma infovia, uma rede de comunicação de dados do Governo do Estado de Rondônia”, disse.

Para Tiago, a aula prática pode abrir caminhos para os futuros profissionais. “Por experiência, vejo que muitos alunos já estagiaram na Setic e foram contratados para trabalhar de forma específica em alguma área: em desenvolvimento, em infraestrutura… Fazendo eventos como esse, nós fomentamos essa parceria e essa aproximação do aluno com o mercado de trabalho, para eles verem o que está sendo necessário e conhecerem as oportunidades que existem no mercado para poderem atuar. Eles começam a perceber, na opinião dos profissionais que estão ali explicando o conteúdo, ser alcançável essa meta que podem estabelecer para eles mesmos”, avaliou o professor.

O Gerente de Infraestrutura e Serviços da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gabriel Carrijo, mostra que “o maior objetivo é levar o conhecimento que nós temos na Setic para os alunos da graduação, que vão ser os próximos profissionais que estarão no mercado de trabalho. Nada melhor para nós, enquanto Governo do Estado, em podermos compartilhar experiência com os futuros profissionais da área, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, e com isso proporcionando que a graduação deles seja mais completa”.

Na avaliação do acadêmico do segundo ano, Mateus Oliveira da Silva Albuquerque, a aula prática ajuda todos a compreender melhor os conteúdos teóricos estudados. “Nossa turma aprendeu sobre as diferenças de cabeamento, como funciona a estrutura dos cabos de fibra óptica, como são organizados na distribuição, até onde vai esse cabeamento que é aéreo. Aprendemos também como vai ser o nosso futuro, no âmbito do mercado de trabalho”. Ele resume o motivo da importância da aula: “porque houve conteúdo prático e que vai ser de extrema importância para nós enquanto alunos. Foi usado cabo de fibra óptica e teve equipamentos especiais, que ajudam a fazer a fusão da fibra óptica”.

“Eu, particularmente, enquanto aluno, aprendi muito como funciona a distribuição das redes públicas de internet, o fato de que a infovia estabelece uma comunicação mais direta entre os órgãos públicos e como é feita a organização e testagem desses cabos de fibra. E ver até onde alcança a infovia de Porto Velho, estudamos até a distância de Ariquemes, e a distribuição da Capital até Ariquemes como é feita, passando por Candeias e assim por diante”, comentou Mateus, mostrando que há cabeamento aéreo e também terrestre.

• Aula_Prática_-_ZN-Setic_1
  • Aula_Prática_-_ZN-Setic_2