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Estudantes fazem apresentação de TCC no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados

Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 12h56 | Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2021, 12h56 | Acessos: 121954

Imagens das defesas de TCC em Formação Pedagógica 1Cerca de vinte defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) movimentaram o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, da modalidade Educação a Distância (EaD), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As apresentações ocorreram de 25 de junho a 1º de julho, em ambiente on-line.

Segundo a Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (UAB/IFRO), Janaina Kelly Leite, o curso encontra-se em reoferta ao longo de 2021 e traz como objetivo primordial contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de professores das redes federal, estadual e municipal de educação básica, que possuem graduação, porém não são licenciados. Iniciado no segundo semestre de 2018, a ideia da formação era que os profissionais pudessem ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa. No final de 2020, outras defesas de TCC foram realizadas.

O curso é ofertado no IFRO e também em outros Institutos Federais, como o Sul-Rio-Grandense (IFSul), Maranhão (IFMA), Rio Grande do Norte (IFRN), Ceará (IFCE) e Mato Grosso (IFMT). “Para além de um rol de disciplinas da área da educação, temos os componentes curriculares obrigatórios de Estágio 300 h, Atividades complementares 200 h e o TCC em formato de monografia”, explica a Coordenadora.

“Isso significa dizer que o curso é bastante completo, exige bastante do aluno(a). Neste período de pandemia, mediante tantas e tantas adversidades, medos, lutos, desconfortos, incertezas, entre outros infortúnios que assolam o país; o nosso principal foco é que possamos subsidiar os alunos(as) a concluírem com êxito a formação ofertada. O fato de realizarmos 19 defesas de TCC neste ano de reoferta é motivo de celebração”, diz Janaina, que completa: “a qualidade dos trabalhos na maioria das vezes é surpreendente”.

Eudeir Barbosa de Oliveira avalia que trabalhar com orientação de TCC no ensino remoto foi uma experiência exitosa e gratificante enquanto professora. “Além da experiência de orientar a distância, os alunos do Curso de Formação Pedagógica são de diferentes formações, diferentes contextos e diferentes saberes e isso tudo traz muita aprendizagem. Apesar do distanciamento, desenvolvemos uma boa relação com todos e acredito que consegui alcançar os objetivos. Acredito que aprendi tanto quanto ensinei. É muito satisfatório ver todos chegarem à defesa, mesmo com todas as limitações e dificuldades que a situação do ensino remoto trouxe”.

 

Trabalhos acadêmicos

Com o tema “Os desafios para a permanência dos discentes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos no IFAM – Campus Eirunepé”, a professora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Sara dos Santos Medrado, conta que o estudo foi uma oportunidade para se aprofundar em um assunto que, embora presente nas pautas urgentes do sistema, não vem recebendo prioridade de atenção e de recursos.

“Durante a pesquisa pude perceber o abismo que existe entre duas realidades paralelas: a da legislação sobre o tema, que prevê um ambiente de inclusão e a adoção de políticas de incentivo à permanência desses alunos na escola, e o triste e excludente mundo real, do dia a dia, em que esses alunos são lançados à própria sorte, suas necessidades e demandas são invisíveis aos olhos da gestão do sistema e, muitas vezes, sequer contam com uma rede de apoio para cumprir sua jornada escolar”. Sara completa: “Sob esse olhar, minha percepção quanto ao papel do docente se expandiu, vejo-o como o agente que deve lutar pela dignidade escolar de todos os alunos, aplicando os recursos da formação pedagógica para desenhar a escola como um espaço de acolhimento e valorização da diversidade”.

Ainda na avaliação da docente: “a Formação Pedagógica me proporcionou capacitação para melhor atender meus alunos, com novos métodos de ensino-aprendizagem, além de me desafiar com propostas de disciplinas que são essenciais para lidar com os desafios vivenciados pelo profissional que atua em sala de aula. Apesar de já trabalhar como professora, o curso me instigou a reflexões valorosas, como compreender que os alunos apresentam diversas formas de leitura de mundo, a partir de suas próprias vivências e conjunto de habilidades. A par disso, e com o olhar sensível e respeitoso pelo repertório que cada um carrega consigo, deve o educador tornar esse processo de aprendizagem significativo e edificante para esse público estudantil”.

Para o acadêmico Carlos Alberto Casemiro, o curso proporcionou a ele compreender que a formação pedagógica para docentes do ensino profissional e tecnológico é essencial profissionalmente, e que traz enriquecimento enquanto seres humanos no relacionamento com os alunos.

Entre as contribuições para a prática docente, Carlos Alberto relembra que “no ano de 2009 iniciei minha carreira como docente do Ensino Técnico Profissionalizante no Sistema ‘S’ e não aceitava a ideia de que era necessário que tivéssemos uma formação pedagógica. Hoje sou um defensor do Curso de Formação Pedagógica, pois com muito orgulho posso dizer que ‘Sou um Professor’ em toda sua essência e não somente um instrutor técnico”.

Janaina Ramos de Lima Figueiredo escreveu o TCC “Educação antirracista e o samba uma possível aplicação no ambiente escolar: Leci Brandão e a representatividade do samba no contexto das relações étnicas escolares”. “Meu tema é uma linha de pesquisa que me interessei em estudar desde sempre, mas, na especialização, desenvolveu em material para um Trabalho de Conclusão de Curso. Infelizmente, quando você desconhece um mundo de conhecimento teórico histórico, filosófico, político, social e literário, tudo que você acha que sabe é genérico e superficial. Eu só fui entender isso quando comecei a estudar na Formação Pedagógica. Sua formação básica, ensino médio e acadêmica, existe uma lacuna colossal diante dos conhecimentos necessários para desenvolver um pensamento e análise crítica. A situação ficou mais complexa quando comecei a fazer um curso de extensão nesta temática. Começar a interpretar e analisar a criticidade do sistema no mundo, me fez perceber o quanto a pesquisa pode desenvolver nossa habilidade de pensar e entender a ótica do nosso sistema colonial sobre o contexto racista, sexista e, principalmente, capitalista”.

A estudante ainda conta ser formada em Letras Português Espanhol e suas respectivas literaturas. “Infelizmente durante as disciplinas de estágios, enquanto meus colegas de turma ficavam cada vez mais próximos de sua vontade de lecionar de entrar em sua sala de aula, uma certeza ia se concretizando: eu não queria lecionar no ensino regular!” Entre os motivos, ela aponta: “Fui criticada muitas vezes após o término da faculdade por não tentar lecionar no ensino regular e investir no ensino especial. No início da disciplina do estágio curricular eu fiquei extremamente apreensiva, pois são dez anos formada, mas nunca lecionei, o que eu teria a oferecer aos alunos do Instituto Federal como professora estagiária? Eram muitos questionamentos. Para minha surpresa, fui encaminhada para a Professora Mestra Mirian Bertotti, uma pessoa humana, que me disse: os alunos são maravilhosos, você vai conseguir, não se preocupe, qualquer dúvida, é só me chamar.  Realmente, lecionar para os alunos do Instituto, me vez ver o quanto a experiência de estágio faz diferença na graduação. Me fez desenvolver uma prática que eu desconhecia, uma conexão que eu nem sabia que conseguiria ter”.

Para finalizar, Janaina ressalta: “É uma honra e uma satisfação fazer parte deste Instituto, que contribui e reconhece os esforços de seus educandos”.

 

Capacitação docente

Defendendo o trabalho intitulado “Uso da EaD na educação profissional e tecnológica: especificidades e oportunidades”,  Emi Silva de Oliveira explica que o trabalho “objetivou verificar se a oferta de Educação a Distância (EaD) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mantém os mesmos padrões de qualidade da educação presencial”.

Professora de Direito IFRO Campus Ji-Paraná, Emi fala que em seu estudo “a temática permitiu compreender que a associação entre EaD e EPT é viável e traz excelentes resultados, desde que haja um planejamento adequado dos métodos e atividades, considerando-se que é preciso que haja uma formulação especificamente direcionada ao público dessa modalidade. Nós professores precisamos nos preparar para entender detalhadamente quem são nossos alunos e o que buscam no aprendizado para definir a melhor forma de conduzi-los aos seus objetivos. O Curso de Formação Pedagógica tem contribuído para a prática docente, pois as disciplinas são voltadas para o conhecimento dos fundamentos teórico-metodológicos, desenvolvimento de pesquisas, criação e consolidação de práticas de ensino-aprendizagem voltadas para o cotidiano profissional”.

Já a Professora de Administração do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, Angelina Licório, que defendeu TCC com estudo por meio de um projeto de extensão, diz ter sido uma oportunidade para levar aprendizados para a comunidade. “Com o projeto contemplamos a Comunidade de Pescadores de Candeias do Jamari, oferecendo-lhes oficinas sobre Planejamento e Produtividade desenvolvidas por mim, sobre Educação Financeira desenvolvida pela parceria do Instituto Sicoob e Informática Básica desenvolvida pelo Professor Cleiton Borges. Foi um Projeto relevante que contou com dois alunos do Curso de Formação Pedagógica, alunos dos cursos técnicos do IFRO, e parceiro externo (Instituto Sicoob). Foi muito gratificante ver que entre os participantes da comunidade havia crianças de 11 anos, ou seja, pré-adolescentes já aprendendo a planejar, a administrar o dinheiro e noções de informática”.

Angelina relata que “a proposta do TCC em formato de Projeto de Extensão permitiu meu aprimoramento tanto no aspecto pedagógico como no humanístico. Como a prática docente não é restrita à sala de aula ou ao ensino e, sim, contempla ações de pesquisa e extensão, o TCC nesta última modalidade trouxe significativa contribuição para a formação integral de todos os alunos que optaram por esta modalidade. O Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados destacou-se por sua excelência e, consequentemente, muito agregou em minha formação. Foram aprendizados transformadores, especialmente para mim, que não tinha conhecimentos mais profundos sobre teorias educacionais, currículos, didáticas etc.”.

Ao atuar como orientadora nos TCCs do Curso de Formação Pedagógica, a Professora Lysania Frissélly mostra que os trabalhos de acompanhamento dos estudantes possibilitaram a ela ampliar conhecimentos a partir das pesquisas realizadas. “As orientações levaram em conta os aspectos formais e científicos, mas, sobretudo, com um olhar atento, respeitoso e sensível para cada acadêmico. Afinal vivemos tempos difíceis e é fundamental estabelecer relações positivas no processo formativo”.

“Os resultados das pesquisas permitirão publicações para socialização das produções, bem como criaram possibilidades para novas investigações na área da educação, tendo em vista que são pesquisas relevantes para explicar diferentes situações que vivenciamos diariamente no campo pedagógico”, finaliza.

O público poderá visualizar ou fazer download das monografias AQUI.

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