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Acadêmicos da Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados da UAB/IFRO defendem Trabalhos de Conclusão de Curso

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h18 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h26

 9 Alcione Félix do NascimentoMais de 60 acadêmicos do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados ofertado em Rede pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso, entre os dias 30 de novembro e 19 de dezembro de 2020. As sessões são públicas e acontecem on-line. O público poderá visualizar ou fazer download das monografias em: https://bit.ly/Bancas_TCC-2020-UAB_IFRO.  

O Coordenador do Curso UAB/IFRO, Professor Dr. Sérgio Rodrigues Alves, explica que o curso atende uma importante demanda de formação pedagógica aos que atuam ou aspiram atuar na Educação Profissional e Tecnológica. Ao longo da formação ofertada, com a perspectiva de uma educação omnilateral, politécnica e emancipadora, espera-se que os egressos desta formação consolidem as capacidades de fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação profissional, seja em espaços escolares ou não-escolares. “Os egressos estarão instrumentalizados para articular de forma sistemática, ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica. E o mais importante: compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam. Dentre os alunos do curso em referência há considerável número de servidores do IFRO, docentes da rede pública estadual e municipal de educação, bem como aqueles que atuam nas instituições privadas de educação. Portanto, oportunizou-se a formação para um público eclético, que certamente a reverterá em qualidade à Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia e por conseguinte ao país”, apresenta.

A Professora Dra. Luciana Aparecida Barbieri , Orientadora de TCC do curso, reforça o quão gratificante foi fazer parte do grupo de profissionais empenhados na transmissão do conhecimento. “É a partir da troca de sapiências que crescemos, aprendemos e tornamos o mundo um lugar melhor. Ao ser orientadora tive a oportunidade de enriquecer os meus conhecimentos, ao mesmo tempo em que contribuía com os singulares saberes dos alunos. Além disso, ser orientadora no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Rede UAB/IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte me permitiu ampliar as fronteiras do conhecimento à medida que professores de instituições de diversos estados brasileiros e também da Europa puderam compor as bancas de defesa de trabalho de conclusão de curso de graduação. O conhecimento somente é válido quando compartilhado, e é algo que ao ser compartilhado cresce!!! Foi um processo muito gratificante acompanhar o crescimento dos orientandos no desenvolvimento de seus TCC´s até a sua defesa. Agora novos desafios se impõem e esperamos que os alunos estejam prontos para superá-los, transformando a realidade circundante”, avalia.    

Uma das concluintes do curso é a acadêmica Sandra Papadopulos. Ela defendeu seu TCC intitulado “Aspectos da Formação Docente para atuar na Educação a Distância no Eixo da Educação Profissional e Tecnológica e os impactos decorrentes da COVID 19” no dia 10 de dezembro. Sobre a formação, a graduada diz que “[...] foi uma oportunidade ímpar em minha jornada pessoal e profissional. Através dela foi possível conhecer os caminhos necessários para tornar-me uma educadora capaz de fazer a diferença no processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Rondônia. Com o curso tive a oportunidade de conhecer os caminhos [teorias, recursos e metodologias] necessários para alcançar o estudante e manter nele a motivação pela busca do conhecimento, ajudando-o a despertar o ser crítico e autônomo perante a sociedade”.

Para a discente Alcione Félix do Nascimento, que apresentou a monografia “Educaão de Jovens e Adultos e Educação a Distância: Um Estudo Bibliométrico no Período de 2000 a 2020” no dia 02 de dezembro, no bacharelado foi possível desenvolver o conhecimento de forma ampla, o que possibilitou um olhar para as atribuições e execuções das atividades profissionais da respectiva área. “Já o Curso de Formação Pedagógica complementou esse conhecimento e permitiu ir mais além. Enquanto discente compreendi a relevância da didática e do desenvolvimento de um planejamento pedagógico, o conhecimento das modalidades educacionais, a utilização de ferramentas tecnológicas, dentre outras metodologias e suas especificidades, bem como a continuidade do conhecimento científico que nos permite uma autonomia e segurança na transmissão e troca de saberes, atuando como preparação para o ensino, extensão e pesquisa para a construção do aprendizado de modo didático, o qual não experienciamos enquanto bacharéis. Assim é possível a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica em busca da excelência educacional”, relata.

Francisley Carvalho Leite também está em fase de conclusão da formação pedagógica e apresentou o TCC intitulado “Linguagem simples aplicada a Cursos de Formação Inicial e continuada na modalidade a distância” no dia 10 de dezembro. O acadêmico destaca que o curso de Formação Pedagógica Para Graduados não Licenciados em rede federal é um exemplo de qualificação profissional pública, gratuita e de qualidade. “Os ensinamentos sobre as diversas pedagogias, tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem nos forneceram elementos para tornar as nossas aulas dinâmicas, atrativas e motivadoras. Certamente os novos profissionais da educação também aprenderam sobre o compartilhar e a solidariedade em sala de aula, onde estaremos multiplicando e criando novas ideias e novos conhecimentos no dia-a-dia das pessoas, mas sobretudo evoluindo a nós mesmos como pessoas e como profissionais”, comenta.

De acordo com o discente Guilherme Tadaki Tazo Gaspar, que apresentou monografia com o título “Novas metodologias e estratégias de ensino na EPT: os impactos de um projeto interdisciplinar em um curso técnico subsequente” no dia 08 de dezembro, o Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados - UAB/IFRO acrescentou muito em sua vida. “Proporcionou uma imersão ao mundo da Educação Profissional e Tecnológica, abrindo novos horizontes para o planejamento e aplicação de metodologias, técnicas e estratégias que podem se tornar ações eficazes para a propagação de um ensino de qualidade no estado de Rondônia, tendo como sujeito principal e ativo deste processo os estudantes que estão em busca dessa qualificação profissional por meio da EPT”, disse à reportagem.

Sobre o Curso

O Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, em rede, na modalidade a Distância, é ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A oferta, em turma única, teve o objetivo de atender demanda específica de formação para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, em consonância às políticas nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica – EPT. O Curso tem duração de 24 meses, iniciou em dezembro de 2018 e está na iminência de conclusão no mês de dezembro de 2020. Há 105 alunos matriculados no semestre em curso (2020-2), distribuídos nos Polos de Educação a Distância (EAD) UAB/IFRO: Ariquemes (10); Chupinguaia (10);  Ji-Paraná (32); Nova Mamoré (09) e Porto Velho (44).

O ingresso no curso teve como requisito aos candidatos ter concluído Curso de Graduação ou equivalente: bacharelado ou curso superior de tecnologia, ou seja, que possuem graduação plena, porém não são Licenciados, além de preferencialmente estarem em efetivo exercício na Rede Federal, Estadual e Municipal de educação básica. O ingresso ocorreu via processo seletivo público.

Foram ofertadas quinze disciplinas, dentre as quais destacam-se: Organização Curricular e Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica - EPT; Mídias e Ferramentas Tecnológicas na Educação a Distância; Didática na educação profissional e tecnológica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial na perspectiva Inclusiva; Organização e Gestão da Educação e outras disciplinas elencadas de modo a atender os interesses das políticas nacionais para a EPT em nível médio e superior, como também a adequação do curso às exigências regionais. A matriz curricular com as suas disciplinas foi integralmente ofertada, no tempo próprio, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Encontram-se em fase de finalização: Estágio Curricular Supervisionado; Apresentações Públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso e Comprovação de Atividades Complementares.

A matriz Curricular do curso foi composta por 2 períodos letivos anuais e carga horária obrigatória de 1.640 horas, que totalizam 1.020 horas de aulas teóricas e prática profissional, atividades complementares (200 horas), trabalho de conclusão de curso (120 horas) e estágio curricular (300 horas).

O Curso funciona na modalidade Educação a Distância - EAD disponibilizando ao aluno, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma equipe multidisciplinar de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo-acadêmico como Coordenadores de Polos, Tutores Presenciais, Tutores a Distância, Professores Formadores, Professores-Formadores, Professores-Orientadores, Suporte de Tecnologia da Informação e outros.  

Segundo a Coordenação do Curso, os alunos que têm pendências com disciplinas ou outras atividades acadêmicas terão oportunidade de saná-las em “reoferta” prevista para 2021, cujo edital e procedimentos serão divulgados, em tempo, no Ambiente Virtual do Curso e Portal do IFRO. Não há previsão de processo seletivo para ingresso de novos alunos, dado que o curso será descontinuado, uma vez que a demanda originalmente planejada foi atendida e deixa um legado positivo de profissionais qualificados especificamente para atuar na Educação Profissional e Tecnológica.

  • 11_-_Jane_Lane_Barbosa_Lôbo
  • 12_-_Paulo_Sérgio_Tomé
  • 13_-_Janmila_Cristiane_de_Paula_Brito
  • 14_-_Marialva_de_Souza_Silva
  • 16_-_Rute_Witter
  • 27_-_Antônio_de_Almeida_Sobrinho
  • 33_-_Joyce_Ramalho
  • 39_-_Ivonete_Cardoso
  • 40_-_Cássia_Luciana_de_Melo_Lima
  • 42_-_Francisco_dos_Santos_Oliveira
  • 43_-_Ivone_Atilio_Miguel
  • 44_-_Caren_Stela
  • 46_-_Faelen_Taís_Kolln
  • 49_-_Estela_Márias_Anselmo_Savoldi
  • 50_-_Eduardo_Lucas_Jorge_Serapião
  • 52_-_Abimar_Oliveira_de_Almeida
  • 5_-_Fagton_de_Mattos_Negrão
  • 8_-_Eliana_Paula_Calegari
  • 9_-_Alcione_Félix_do_Nascimento
 

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