Curso de Atendimento ao Público nos Órgãos Públicos ocorre no Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 12h51 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 12h51 | Acessos: 114341

Minicurso no Zona Norte 5Um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ofertou o minicurso de Atendimento ao Público nos Órgãos Públicos. Desenvolvido pelos alunos Rodolfo Teixeira Fernandes e Angelina Gomes de Brito Almeida, a atividade de ambos os formandos fez parte do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública.

Participaram da formação os demais alunos matriculados na Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, servidores do IFRO e comunidade externa em geral. O encontro ocorreu em 5 de junho, realizado de forma on-line, sob coordenação da Professora Marialva de Souza Silva.

“Como orientadora do TCC e coordenadora do projeto, destaco que o país precisa de instituições mais eficientes e exige que o assunto tenha prioridade para avançar na perspectiva de trazer resultados positivos em benefício da sociedade. Nessa perspectiva, o IFRO, além de outras demandas, atua no planejamento e na execução das atividades de gestão de Recursos Humanos no âmbito da instituição e comunidade no que tange ao desenvolvimento, capacitação, administração e controle de pessoas, introduzindo e desenvolvendo medidas que visem à eficiência e eficácia da área”, diz Marialva.

A docente ainda destaca que a qualidade do atendimento é a impressão que permanece nos valores institucionais, tornando-se um fator essencial para a construção de uma imagem institucional, havendo necessidade de aperfeiçoamento permanente e de atendimento excelente com ênfase na ética pessoal e profissional. “Esta formação propõe desenvolver habilidades essenciais de uma abordagem dinâmica sobre a importância do relacionamento com o público interno e externo, mesclando conceito e prática e possibilitando aos participantes aplicações diárias dos conhecimentos e retorno da satisfação, assim como a prevenção e o tratamento de conflitos”, realça a Professora Marialva.

Segundo os organizadores, a motivação do curso foi a capacitação de gestores e de suas equipes, que deve ser realizada pensando também no atendimento ao público, por ser mola propulsora de seus negócios. Assim, o curso buscou incentivar ações que permitam a execução de projetos que visem o atendimento excelente, com técnicas e boas práticas, pautados na ética pessoal e profissional. O objetivo foi promover o aperfeiçoamento de gestores públicos, empreendedores e o público em geral no que é pertinente ao atendimento ao público.

Para o estudante do Curso Técnico em Administração do IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, Diêgo Alexandre Duarte, que estava na equipe de organização: “foi um evento que teve uma organização bem planejada em conjunto com o programa permanente Escola de Negócios do IFRO Zona Norte, em que tivemos o apoio dos colaboradores discentes e egressos nas etapas de construção do site de inscrições, divulgação e acompanhamento de chat, produção de relatórios e registro fotográfico. Evento que foi planejado com várias semanas de antecedência, em que organizamos grupos para tirar dúvidas dos participantes e criamos uma interação conjunta com mais de 100 pessoas. Destaco ainda o total apoio e orientação da coordenadora do evento, Professora Marialva, que apresentou a proposta do curso e nós abraçamos a ideia”.

“Muito bom o curso e acho que iniciativas e palestras como essa, divulgando as potencialidades do bom atendimento, das práticas que mudam hábitos e enfatizando a empatia como fator de transformação no atendimento ao público, são vistas e aludidas como fatores de autodesenvolvimento, da autodeterminação. A construção de saberes é algo transformador, o que aprendemos, multiplicamos. Ou seja, sucesso total”, avaliou Diêgo. Outros estudantes que integraram a equipe de apoio do evento foram Raiane Ninck Testzlaff e Erenita Peres do Nascimento (de Gestão Comercial – IFRO) e Caroline dos Santos Dantas (do Técnico em Finanças – IFRO).

Alexsandra Mesquita Félix cursa a graduação em Gestão Pública do Campus Porto Velho Zona Norte e estava inscrita no evento. “Como participante, achei o curso muito bem ministrado e dinâmico e com uma excelente didáctica. Foi possível aperfeiçoar cada vez mais nosso conhecimento através dos conceitos e das informações que foram passadas, bem relevantes para nossa realidade atual. E também proporcionou novos conhecimentos para quem está iniciando ou pretende iniciar no mercado de trabalho. Afinal, estamos em constante atendimento ao público, seja no trabalho, em casa ou na escola e atender bem pode abrir portas e tornar um mundo melhor”.

A egressa da primeira turma do Curso de Gestão Comercial, Auxiliadora Magalhães Pinto, diz que foi muito agregador aprender juntos no ambiente virtual. “Estando em público virtual, tirando as dúvidas publicamente, isso é positivo para um bom e excelente atendimento”. Auxiliadora estudou em seu trabalho de TCC o atendimento com foco em empresa privada, tendo observando antes os ambientes gerais até decidir a especificidade da sua pesquisa.

• Minicurso_no_Zona_Norte_1
  • Minicurso_no_Zona_Norte_2