Estudantes do Campus Zona Norte estudam Administração em Visita Técnica Invertida com a empresa Dydyo

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 12h15 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 12h15 | Acessos: 118505

Visita Técnica Invertida 4As turmas do Curso Técnico em Administração Concomitante (períodos matutino e vespertino da Turma 2019/2) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram da atividade “Visita Técnica Invertida – O planejamento Estratégico e a Logística da Dydyo”.

Envolvendo as disciplinas Planejamento Estratégico e Fundamentos de Logística, o evento ocorreu de forma on-line, no ambiente do Google Meet, na noite de 21/5. Conforme o Professor Guilherme Tadaki, o objetivo foi proporcionar aos alunos o compartilhamento de experiências práticas acerca dos conteúdos estudados nas disciplinas em um caso local de sucesso empresarial.

Participaram o Coordenador de Marketing do Grupo Dydyo, Paulo Afonso, o Coordenador de Logística do Grupo Dydyo, Jânio Almeida, e os Professores de Administração do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, Alberto Viana e Guilherme Tadaki, mais 35 alunos das turmas.

Segundo o Coordenador de Marketing da Dydyo Refrigerantes, em tempos de pandemia a visita técnica invertida, por meio de videoconferência, possibilita aos alunos conhecerem a realidade organizacional da indústria, mesmo que a distância. Isso proporciona, ainda conforme Paulo Afonso, uma troca de conhecimento de resultados incríveis.

A estudante Nathaly França Nunes descreveu que participar da visita técnica contribuiu para que adquirisse conhecimentos práticos de assuntos estudados durante as aulas: “vi sobre o SWOT, sobre os tipos de clientes, bolsa de valores”. Ela completa: “Além de adquirir mais conhecimentos, tive mais curiosidades de pesquisa sobre muitas coisas que foram faladas e ainda consegui dividir minha dúvida com outras pessoas. Achei muito interessante, pois consegui mais conhecimentos de assuntos que eu já estudava, mas através da visita eu consegui ter um conhecimento mais amplo de ambas as matérias estudadas”.

Para Emanuelle da Silva Pimenta, “é super importante dizer que foi uma aula muito esclarecedora. Foi incrível saber toda a trajetória dessa empresa tão importante na vida dos rondonienses. O mais fantástico de tudo foi ver que dentro da administração da Dydyo é aplicado vários conceitos, métodos e vários outros conteúdos que nós, alunos do IFRO, já estudamos”.

Inovação no ensino

Ao trabalhar de forma integrada as duas disciplinas, os docentes aproximaram os estudantes dos conteúdos vistos em sala de aula. O Professor Alberto Viana comenta que “a integração de duas disciplinas tem um papel muito importante no aprendizado do aluno, principalmente quando se trata de assuntos conexos, pois Planejamento Estratégico e Fundamentos de Logística trazem uma importante visão de um todo dentro das organizações, uma vez que ofertar um produto ou serviço a um cliente, não é simplesmente uma forma de entrega, mas todo um aparato estratégico para que a experiência do cliente seja única”.

A experiência foi fantástica e muito valiosa na avaliação do Professor Guilherme Tadaki. “Em tempos de pandemia e isolamento social, nós professores, tivemos que nos reinventar e procurar explorar novas metodologias que pudessem agregar conhecimento e entusiasmo aos estudantes. E a visita técnica invertida foi uma delas. Antes nós podíamos levar os nossos alunos até uma fábrica, uma empresa, e constatar ali, na prática, como eram utilizadas as ferramentas da Administração que estudávamos na sala de aula”, explica o docente.

“No entanto, podemos contar com a colaboração de parceiros como o grupo Dydyo, que topou fazer parte desta ação e ‘trazer a fábrica’ para dentro da nossa realidade de hoje que é a sala de aula virtual, compartilhando várias experiências e informações que fazem toda diferença no processo de ensino aprendizagem de quem estuda no IFRO”, conclui.

Cursam o Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio (EaD) alunos que concluíram o ensino fundamental, e que estão regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. Ao serem selecionados em processo seletivo específico do IFRO, eles cursam no contraturno escolar o curso técnico.

O objetivo do IFRO é formar profissionais empreendedores, competentes, com conhecimentos técnicos, eticamente responsáveis e comprometidos com o bem-estar da coletividade e que saibam associar teoria e prática, fazendo uso das habilidades e atitudes compatíveis com a área de gestão e negócios, para atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Com possibilidade de atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, o Técnico em Administração terá condições que lhe permitam executar programas de recrutamento, seleção e treinamento de pessoas; elaborar demonstrações contábeis; auxiliar na implementação das diferentes estratégias para viabilização do negócio; auxiliar na observação e no cumprimento dos aspectos legais e normativos da gestão e da administração; supervisionar os processos produtivos e avaliar o rendimento das atividades; utilizar sistemas de informações gerenciais para aprimorar o sistema logístico; adotar as normas para abertura e registro de empresa; executar atividades administrativas nas organizações; elaborar gráficos e estatísticas que mostrem o equilíbrio entre a oferta e a procura; utilizar os modelos de planejamento nas atividades administrativas; e organizar informações financeiras para o apoio ao planejamento.

• Visita-Técnica-Invertida_1
  • Visita-Técnica-Invertida_2