On-line: Campus Porto Velho Zona Norte realiza Semana Pedagógica 2021/1

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 10h56 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 10h56 | Acessos: 219482

selo semana pedagogica2021 SemDataO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realiza a Semana Pedagógica 2021/1 entre os dias 3 e 5 de fevereiro. O evento ocorrerá de forma remota, e tem por objetivo analisar os indicadores acadêmicos obtidos em 2020 e os resultados de pesquisa interna efetuada com professores, coordenadores de cursos e alunos, a fim de realizar planejamento de ações que enfrentem as dificuldades diagnosticadas ao mesmo tempo em que ampliem os avanços conquistados no ano passado.

A coordenação das atividades espera que o evento resulte em maior integração entre ensino, pesquisa e extensão para organizar o trabalho docente de forma integrada. Além disso, é esperado impacto em planejamentos que evidenciem estratégias mais ativas de ensino e aprendizagens significativas. Após a semana pedagógica, será realizado, do dia 8 a 19 de fevereiro, o Planejamento Docente e Organização do AVA, em sequência das atividades de preparação para o semestre letivo.

A Coordenadora do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape) do campus, Rosa Martins Costa, explica que nas semanas pedagógicas anteriores “[...] investimos mais em formação docente, a exemplo do ano de 2020, que foi marcado com muitas formações. Desenvolveremos em 2021 um Plano de Formação Continuada diluído em todos os meses do ano, bem como iremos implementar o Programa de Formação Pedagógica em Sala de Aula Invertida”.

Rosa ressalta que na Semana Pedagógica de 2021 ocorreu a redução dos dias de atividades e a ampliação do tempo de planejamento das aulas, “[...], pois constatamos que isto tem um impacto direto e profundo em todo processo educativo para os envolvidos. Acredito que uma das lições da pandemia é a clara perceção da importância de um bom planejamento das aulas e de que precisamos nos formar constantemente”.

A Coordenadora destaca que “[...] todo o nosso esforço tem como inspiração os alunos que permaneceram, os alunos que ficaram pelo caminho e que desejamos firmemente que voltem. Também queremos honrar nossos professores e professoras que se desdobraram para aprender e ensinar ou coordenar cursos-projetos-aulas, a equipe pedagógica e administrativa incansável, os nossos gestores do Campus Zona Norte e do IFRO, que corajosamente construíram respostas participativas em um tempo confuso de pressões, e a todos nós estudantes ou profissionais da educação que unimos vida à profissão, casa e escola, estudantes a nossos filhos, tudo no mesmo tempo-espaço”.