Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmica do Campus Porto Velho Zona Norte integra equipe vencedora da Startup Weekend Women Brasil

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h54 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h54 | Acessos: 222780

IFRO representado em evento nacionalEstudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, integra equipe vencedora do Startup Weekend Women Brasil. A Acadêmica do Curso de Gestão Comercial, D’Agila Simões, estava junto com Laura Mendonça, Débora Lima, Odja Vieira e Gabriel Piropo no desenvolvimento da proposta da plataforma de empregabilidade e carreira “WeMentory”.

Segundo informações da equipe, em um ano de muitos desafios e incertezas, em que o desemprego cresceu a índices recordes, a ideia levou o primeiro lugar na competição nacional. A “WeMentory” se propõe a preparar profissionais para melhor gerirem suas carreiras, objetivando também ajudá-los no processo de recolocação profissional e outras demandas relacionadas ao mercado de trabalho.

D’Agila conta que apesar do momento difícil vivido, o evento conseguiu unir virtualmente pessoas de lugares diversos e dar todo suporte necessário para o desenvolvimento de uma startup. “Fico muito feliz de ter estar em uma equipe de pessoas superengajadas. Todo esforço valeu muito a pena. Vamos democratizar o acesso aos mentores e especialista em carreira. E para ficar mais claro, imagine que você tem uma entrevista de emprego agendada para amanhã e se sente inseguro e despreparado, através do WeMentory você poderá contratar o atendimento de um especialista para realizar uma entrevista simulada e ser orientado sobre como melhor se preparar e performar, o que aumentará suas chances de conquistar a tão sonhada vaga”.

A estudante do IFRO ainda explica que em breve a plataforma estará disponível, e por enquanto eles mantêm o Instagram @wementory para mais informações.

 

Nacional

O primeiro Startup Weekend Women Brasil ocorreu nos dias 20 a 22 de novembro de 2020. O evento costuma ser realizado de forma estadual e presencial, mas neste ano devido à covid-19 houve a necessidade de acontecer de forma remota, reunindo assim os organizadores estaduais para que sua proporção fosse aumentada.

Realizado com todo o suporte de voluntários da Startup Weekend, organização sem fins lucrativos que já realizou mais de 1.500 jornadas em cidades do mundo todo, é promovida pela Techstars, plataforma global de investimento e inovação, uma das maiores aceleradoras do mundo. Nesta edição em especial, teve como objetivo encorajar, desafiar e incentivar mulheres a empreender e desenvolver sua startup de forma prática e imersiva, através da jornada “Zero to Hero”, passando pela ideação do projeto, validação de hipótese, criação de um MVP (Mínimo produto viável) e, por fim, a apresentação do negócio em formato de pitch para uma banca de jurados.

Foram 54 horas de imersão on-line, em que as equipes contaram com o apoio de mentores para ajudá-las, como também com palestras temáticas para melhor entendimento de cada etapa da competição. “Uma experiência muito rica, impactante, repleta de novas conexões e aprendizados”, contam D’Agila, Gabriel e Débora.

Segundo Laura Mendonça, especialista em RH e coach de carreira, a ideia é de um marketplace que irá ligar mentores capacitados em carreira a profissionais que necessitam de ajuda para conseguirem uma nova oportunidade e vencer o desemprego, fornecendo desde o auxílio mais simples, como elaboração de currículo e preparação para entrevistas, aos mais complexos como consultoria, mentoria, orientação profissional, planejamento, coach de carreira, transição e aposentadoria.

A agilista e designer Odja Vieira conta que tudo isso será possível de forma simples e prática, através do atendimento por vídeo, tudo a um clique de distância. Ainda conforme os integrantes da equipe, cada vez mais as transformações digitais têm mostrado a necessidade de tornar os serviços especializados mais acessíveis às pessoas. O mercado de trabalho tem demonstrado rapidamente a importância dos profissionais acompanharem estas mudanças para manterem sua empregabilidade em alta como também contribuírem de forma consciente para o crescimento das organizações. Desta forma, fomentar conhecimentos e ideias que propiciem estas inovações farão diferença para serem desenvolvidos caminhos para geração de novas oportunidades.

Fim do conteúdo da página