Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto desenvolvido no Campus Porto Velho Zona Norte incentiva Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 19h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 12h21 | Acessos: 159195

zn produção das composteirasUm projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca colaborar com a educação ambiental. O Projeto de Ensino “Gerenciamento de Resíduos Sólidos: práticas de geração, separação e destinação dos resíduos dos alunos do IFRO Porto Velho Zona Norte” iniciou no dia 10 de setembro de 2020.

Participam alunos bolsistas e voluntários dos Cursos Superiores de Gestão Comercial e de Gestão Pública e dos Cursos Técnicos em Administração e em Finanças. No projeto, eles levam ao conhecimento da sociedade qual a importância do gerenciamento de resíduos domésticos. E há análise do processo da geração até a destinação final dos resíduos sólidos residenciais em Porto Velho (RO) à luz da legislação ambiental e projetos institucionais, a exemplo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305/2010), do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Rondônia (PERS 2020) e Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Porto Velho (PMSB 2020), com orientação dos professores das disciplinas de logística e conteúdos de logística reversa e outros.

O projeto surgiu devido às incertezas geradas pela pandemia da covid-19 e o desafio de realizar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma on-line. Segundo o Coordenador do Projeto, Marcos Aurélio Borchardt, “para superar esta ausência, estamos envolvendo os alunos de forma orientada pelos professores participantes, a realizar suas próprias investigações a partir da metodologia participativa e sala invertida, uma vez que o aluno vai buscar identificar na sua residência o caminho percorrido pelos materiais e, ao longo das aulas das disciplinas de logística, vai buscar conhecimento técnico para modelar soluções ambientais mais adequadas ao processo de triagem e destinação dos resíduos gerados por eles mesmos. Além de ter a oportunidade de saber a logística reversa destes. Ao final pretendemos sistematizar e publicar os resultados em evento interno ou externo ao IFRO”.

Participantes

O Projeto Gerenciamento de Resíduos Sólidos orienta os alunos a cuidarem melhor do seu resíduo doméstico (ou gerado no trabalho), seja ele úmido ou seco. Além de contribuir com o trabalho de educação ambiental que vem sendo realizado pelo Instituto Lixo Zero, Fórum Lixo e Cidadania e o Comitê de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis na pandemia covid-19, que tem diversos atores sociais vinculados à sua rede de atuação.

O público-alvo são os acadêmicos matriculados no curso de Gestão Pública que acompanham as disciplinas de Gestão Patrimonial e Logística (GP); e do curso de Gestão Comercial, com a disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas (GC). Jacqueline Cristina é acadêmica do CST em Gestão Pública, e está entre os estudantes voluntários dos projetos e diz ser uma ação muito interessante. “Lidamos diariamente com muitos produtos que poderiam ser reciclados, mas ao invés disso simplesmente são jogados nas lixeiras comuns (como as de casa) e colocadas para coleta de lixo, que por sua vez não faz um trabalho de coleta seletiva. Com relação ao projeto mais especificamente, a questão da composteira é algo que nunca tinha pensado: que a partir das cascas de alimentos podemos ‘produzir’ algo para que seja utilizado como mecanismo para reduzir o volume de resíduos descartados. Um exemplo, na minha casa onde plantamos hortaliças e outros alimentos para consumo próprio é uma ótima forma de utilizar o produto final que está sendo gerado na composteira, fazendo com que ocorra um fluxo logístico positivo”, comenta.

Durante a execução do projeto foi estendida a participação para a comunidade externa, que mostrou interesse em ser voluntária do projeto. Milton Frota Lira está participando do projeto e faz parte da comunidade externa. “O projeto em si é muito bacana e legal, porque traz a oportunidade da pessoa ter uma composteira em casa e poder reaproveitar os resíduos orgânicos que produz ao invés de jogá-los diretamente no lixo. Com isso você tem a oportunidade de gerar o biofertilizante que pode ser utilizado para adubar suas plantinhas que tem em casa, canteiros etc. É uma experiência muito importante e enriquecedora porque eu particularmente não tinha o hábito de reutilizar esses materiais orgânicos que são gerados diariamente no nosso lar”, conta Milton.

Fases do Projeto

O Projeto de Ensino está em execução. Foram realizadas a fase de planejamento das ações, firmadas parcerias com empresas e pessoas especializadas, e realizado o I Workshop de Gerenciamento de Resíduos Domésticos em parceria com o NETTCAS (Núcleo de Eixo Temático Territórios da Cidadania em Ação Sustentável) e a Escola de Negócios (responsáveis pela organização dos eventos). Também foram adquiridas as matérias-primas (baldes usados, torneiras, adesivos) e fabricadas as composteiras em parceria com a Padawan Soluções Ambientais.

Durante o evento foi possível conhecer os Ecopontos de destinação e coleta de diversos materiais recicláveis, o que gerou inspiração para os participantes pensarem em conectar os diversos projetos desenvolvidos pelo NETTCAS e seus parceiros como o Instituto Lixo Zero Brasil, através do Coletivo Lixo Zero Porto Velho, Fórum Lixo e Cidadania e Coletivo de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis. “A programação foi executada conforme planejado. E nos surpreendemos com esse vídeo produzido pela Professora Mestre em Administração que é voluntária externa do projeto de Gerenciamento de Resíduos Domésticos. Todos elogiaram muito a qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte realizado pelos bolsistas e professores colaboradores do NETTCAS”, diz o Professor Marcos.

No dia 30/10/2020 ocorreu o II Workshop de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, integrando a programação da III Semana Nacional Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil. Dentre as atividades, as professoras Adriana Zanki Cordenonsi e Eliana Paula Calegari apresentaram para a Catanorte os projetos de designer gráfico do Curso Técnico em Computação Gráfica, demonstrando que a ação pretende conscientizar futuramente toda comunidade do campus, devido à sua importância ambiental e social. E conforme mostra a Professora Adriana, os bolsistas organizaram os primeiros materiais já feitos no site desenvolvido criado para o projeto que está disponível AQUI.

Eliane explica que no dia 30 de outubro, os alunos bolsistas do projeto chamado “Contribuição do Curso Técnico em Computação Gráfica para a Coleta seletiva em Porto Velho” tiveram a oportunidade de apresentar esse projeto de ensino e os resultados preliminares no I Painel de Apresentação dos Projetos do NETTCAS, que fez parte da Semana Lixo Zero. “Participam do projeto alunos do curso Técnico em Computação Gráfica da turma da matutina, sob minha coordenação e a turma vespertina sob a coordenação da professora Adriana Zanki. Os alunos bolsistas da turma da manhã são: a Bruna, a Jennifer, o Gustavo e a Pâmela, e da turma da tarde a Carliane e a Kézia”, elenca.  

Todos os bolsistas estiverem envolvidos com a apresentação do projeto no evento. “A Jennifer e o Gustavo inseriram o conteúdo sobre os resultados preliminares do projeto no site do projeto. E a Bruna, a Pâmela, a Carliane e a Kézia apresentaram o projeto e os resultados preliminares, elas relataram sobre o objetivo, as etapas de realização, mostraram os resultados preliminares no site, e concluíram falando sobre a importância do projeto para a coleta seletiva em Porto Velho”, afirma a docente. Os bolsistas que apresentaram o site no evento foram Carliane Cristina Costa de Souza, Kezia Vitória Silva Ferreira, Bruna da Silva e Souza, Gustavo Dias Vieira, Jennifer Luiza Morais Vila Nova, Pâmela Gabriele Vasconcelos e Diêgo Duarte.

Na avaliação de Eliane, “a participação nesse evento foi uma ótima experiência para os alunos bolsistas, eles se prepararam para a apresentação e apresentaram muito bem. Ficaram muito felizes com o retorno positivo do público do evento sobre a proposta e sobre os resultados preliminares. Acho que eles perceberam que podem contribuir muito com a coleta seletiva em Porto Velho por meio desse projeto de ensino. Acho muito importante esse tipo de atividade, em que os alunos relatam os resultados do trabalho produzido por eles, nós professoras apenas conduzimos e orientamos o trabalho deles, foi muito gratificante vê-los participando do evento e apresentando o projeto”.

Composteiras domésticas

As 40 composteiras domésticas fabricadas foram entregues nas residências dos alunos voluntários e voluntários externos. Agora os alunos estão realizando a prática de ensino que é a compostagem das sobras da alimentação, o que pode gerar uma destinação de qualidade superior dos seus resíduos. Nesta fase, será possível ainda aplicar os conceitos de Gestão de Estoques, Distribuição e Logística Reversa que fazem parte dos conteúdos estudados nas disciplinas dos Cursos de Gestão Pública e Gestão Comercial. Ao final do projeto, vai acontecer o III Workshop de Gerenciamento de Resíduos Domésticos para avaliar o contexto e os resultados parciais do projeto de ensino (dezembro de 2020).

São integrantes do projeto: Angelina Maria de Oliveira Licório (participante servidora colaboradora docente), Lury Leitão Bernardino (estudante bolsista - 5º período CST em Gestão Pública), D'Agila Maria Simões Alexandre (estudante bolsista - 3º período CST em Gestão Comercial), Diêgo Alexandre Duarte (1º período Curso Técnico Subsequente EaD em Administração), Karliene Fernandes de Almeida Leal (4º período CST Gestão Pública), Ester Lopes da Silva Mariaca (4º período CST Gestão Pública), Alexsandra Mesquita Felix (4º período CST Gestão Pública), Raiane Ninck Testzlaff (3º período CST em Gestão Comercial) e Erenita Peres do Nascimento e (3º período CST em Gestão Comercial).    

Área do conhecimento: Gestão Pública e Gestão Comercial de forma transdisciplinar com a temática de Logística Reversa no contexto da gestão pública, privada e da sociedade organizada, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 12.305/2010, Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS, 2020) de Rondônia e, Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMSB, 2020) de Porto Velho/RO.

 Marcos Aurélio Borchardt, que é também o atual coordenador do NETTCAS, comenta que “o projeto de ensino preencheu uma lacuna não realizada na VI Semana do Meio Ambiente e I Workshop de Ações Sustentáveis realizado no mês maio deste ano. Devido à complexidade do projeto (por mais que seja simples de executar) optamos por apresentar uma proposta ao Edital 17/2020 da Diretoria de Ensino. A boa execução do projeto e a sinergia percebida no nosso campus (mesmo de forma não presencial) está indo além das nossas residências, onde geramos os resíduos domésticos. Por isso resolvemos estender as ações do projeto de ensino para o Edital de Extensão 18/2020,  aprovado sem ressalvas”.

“Pretendemos agora, além da Padawan Soluções Ambientais, envolver a Catanorte e associações de catadores com o aprendizado da tecnologia social de fabricação de composteiras domésticas. É um grande salto que estamos dando no contexto do NETTCAS ao integrar ensino, pesquisa e extensão no IFRO Zona Norte. Não só geramos conhecimento técnico e socioambiental, como também fomentamos a geração de renda (futura comercialização de composteiras) para agentes socioambientais (catadores) do nosso município. A lição que estamos tendo com estes dois projetos é de aprendizado tecnológico agregado à sabedoria ambiental necessária para viver em sociedade”, ressalta o coordenador.

Assista ao vídeo explicativo sobre o funcionamento da composteira doméstica no Facebook do Campus Porto Velho Zona Norte: https://fb.watch/1BbFHxI86b/

  • zn1
  • zn2
  • zn3
  • zn_evento_1
  • zn_evento_2
  • zn_produção_das_composteiras
  • zn_produção_e_entrega_das_composteiras
  • zn_produção_e_entrega_das_composteiras_1
  • zn_produção_e_entrega_das_composteiras_2
  • zn_workshop_realizado_no_dia_19_09_2020-_Workshop_de_gerenciamento_de_resíduos_domésticos

 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.