Campus Porto Velho Zona Norte faz consulta à comunidade sobre demanda para curso de Pedagogia

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h31 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h32 | Acessos: 132709

Estúdio ZNO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com Pesquisa de Demanda para Curso de Pedagogia aberta à participação social. A consulta analisa a possibilidade de oferta própria na modalidade a distância (EaD) para formação na área de Pedagogia, para início no segundo semestre de 2021.

A pesquisa fica disponível de 28/09 a 06/10 de 2020 no link: https://forms.gle/fCBFG7mS85AYdEju9.

“O Campus Porto Velho Zona Norte atua desde 2011 na oferta de cursos EaD. Ele foi autorizado em dezembro de 2010 e a partir de 2011 iniciou com as ofertas de cursos  a distância. Hoje nós temos graduação em Gestão Comercial e em Gestão Pública, e temos os cursos técnicos, que são nessa modalidade. Nesse sentido, o objetivo da consulta pública é poder permitir à comunidade a possibilidade de uma graduação em uma instituição federal que é pública e que tem qualidade”, ressalta a Diretora-Geral do campus, Ariádne Joseane Felix Quintela.

Visando à construção de um curso que seja relevante para a região, a consulta busca atender públicos que podem estar nos espaços urbanos ou em distritos e outras localidades do Estado. Desde o segundo semestre de 2018, em oferta única, há em andamento no IFRO o Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia em Rede na modalidade a distância. A oferta foi uma parceria com os polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) em Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho. Neste curso serão formados profissionais docentes para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Básica, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O curso obteve bons resultados na avaliação do EAD Ranking, ficando em quinto lugar no ranking Brasil de 2020 e em 1º lugar da região Norte. A matéria completa sobre o reconhecimento nacional está neste link AQUI.

Pedagogia

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental são vários os campos de conhecimento que estão sob a responsabilidade, em geral, de um único professor. Na educação infantil, há uma exigência de competências de referências para administrar a progressão das aprendizagens. Além do magistério, o pedagogo ainda tem na sua área de atuação campos de coordenação pedagógica, gestão de escolas, bem como atuação em espaços não escolares. O profissional multifacetado tem como base uma formação inicial que precisa ser sólida e alinhada aos arranjos sociais e regionais.

No IFRO, as licenciaturas estão previstas na Lei de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/08), que, além de diferentes tipos de cursos de educação profissional e tecnológica, objetivavam a oferta de cursos de licenciatura para a formação de professores da educação básica.

“Temos um quadro de docentes, de mestres e doutores, de profissionais capacitados, profissionais qualificados. Nós do Instituto Federal de Rondônia somos uma referência na oferta em Educação a Distância, pela Rede Federal, em todo Brasil. Nós temos uma excelente colocação numa pesquisa que foi realizada recentemente, que avaliou cursos superiores nessa modalidade. A nossa pretensão com essa pesquisa de demanda é saber se nós realmente temos esse público, para ampliar essa oferta e levar o curso superior para quem ainda não tem”, finaliza a Diretora-Geral, Ariádne Quintela.

A pesquisa pode ser acessada clicando AQUI.