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Estudantes do 4º período de Gestão Comercial desenvolvem plano de marketing integrando disciplinas

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 14h18 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 19h39 | Acessos: 4283

Aula 4 Período ZNAcadêmicos do último ano do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentaram na aula do dia 2 de julho o resultado do trabalho de elaboração do plano de marketing da empresa Jotão Distribuidora.

Separados em quatro grupos, os estudantes trabalharam os componentes do plano de marketing: nome, logomarca, slogan, objetivos do plano, reconhecer público e mercado, Análise SWOT, plano financeiro, KPI’s (Key Performance Indicator, os Indicadores-Chave de Desempenho), pesquisa de marketing e o mix de marketing propriamente dito.

A atividade envolveu as matérias de Estratégia de Marketing e Vendas e de Mídias Sociais e Relacionamento com o Mercado, sendo realizado como desdobramento o Projeto Didático Interdisciplinar de Gestão Comercial, que envolveu as turmas de 2º e 4° períodos de Gestão Comercial, em que foi elaborado um questionário destinado a micro e pequenos empreendedores rondonienses.

 Depois de terem o mapeamento feito pelas duas turmas, foi possível compreender o cenário em que o empreendedor de Rondônia encontrava-se a partir da pandemia. Havia informações de quais opções as empresas poderiam ter e, nesse sentido, o plano de marketing apareceu para dar respostas voltadas à sobrevivência de micro e pequenos empresários, de forma a ajudá-los a se ajustarem a essa nova realidade. “Também foi pensado em como conseguir um maior engajamento dos alunos. Conseguimos isso, pois na própria turma tem um dono de uma distribuidora nas linhas. Convidei para que ele fosse objeto de estudo. Ao mesmo tempo eles estudaram marketing, também puderam contribuir para alavancar a empresa de um aluno e colega deles. Foi excepcional, um resultado emocionante para mim como professor ao acompanhar como eles desenvolveram o plano e os resultados que isso trouxe”, explica o Professor Jorge Washington de Amorim Junior.

Na avaliação do docente, “a aprendizagem foi impressionante, a análise do cenário e da empresa do José Jeferson foi profissional. Na medida em que os alunos iam apresentando, as lágrimas desciam no rosto. Fiquei muito emocionado por saber que mesmo com essa pandemia e todas as dificuldades que nós todos, alunos e professores, estamos encarando, foi possível aprender e realizar. Eles me encheram de orgulho de ser professor e orgulho do poder de superação deles. Eu falei que não vi acadêmicos, alunos, mas sim colegas de profissão, maduros falando de empresas, de vidas, de prosperidade, de dificuldades. Eles vão levar pra vida deles o conhecimento e a experiência construída com esse grupo de professores e alunos”

Também estavam envolvidas na aula as professoras Adriana Zanki Cordenonsi da disciplina Mídias Sociais e Relacionamento com o Mercado e Denise Ton Tiussi de Economia de Mercado. Segundo a professora Denise, o projeto integrador de Gestão Comercial surgiu com uma proposta da gestão pedagógica do campus, uma forma de motivação para transformar esse momento mundial de crise na área de saúde em inspiração e uma possibilidade para colocar em prática os vários conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.

“O projeto foi executado numa parceria entre o segundo e o quarto período de Gestão Comercial. Primeiro foi elaborado um diagnóstico para tentar compreender um pouco como essa conjuntura de cenário mundial de pandemia de covid estava afetando a economia estadual de Rondônia. Esse questionário foi elaborado pelos alunos do quarto período com o auxílio de todos os professores”, conta a docente.

Denise ainda avalia que a proposta baseada em uma experiência real teve uma apresentação bastante exitosa em suas análises: “com análises que vão desde a análise contábil, que realmente vão se aprofundar dentro de uma estrutura de custo e de construção de um logotipo e um slogan, e que vão representar um novo nível de profissionalismo para a empresa. E que representaram para os alunos uma oportunidade de colocar em prática uma experiência integrada de vários conhecimentos. Saímos um pouco daquele plano de passar o conteúdo de forma fragmentada dentro de uma disciplina para pedir um trabalho bastante poli e interdisciplinar dentro da análise de uma empresa”.

Estudo da Jotão Distribuidora

A aula ocorreu com a análise da microempresa Jotão Distribuidora, do aluno José Jeferson, que também está concluindo o Curso de Gestão Comercial. O empreendimento nasceu em novembro de 2019, quando ficou desempregado e a abertura do pequeno comércio foi a oportunidade que encontrou.

O acadêmico avalia que o projeto interdisciplinar foi muito produtivo, especialmente se aprofundar em um projeto de marketing. “A visão de quem não está estudando a disciplina é de que marketing é só aquele outdoor e propagandas na TV. Mas agora estudando vejo que é muito maior que isso. O marketing atua em todas as esferas de uma empresa, porque vai incorporando uma situação a outra: financeira, marketing, praça, clientes, relacionamento. E a minha visão mudou totalmente quando comecei a estudar com o professor Jorge. Eu como acadêmico posso dizer que esse projeto foi maravilhoso, abriu minha mente, da forma como é passado o conhecimento dentro de uma faculdade. O projeto interdisciplinar mostrou que é possível fazer algo produtivo, mas de forma diferente, além do ensinar e passar prova. Mobilizou uma classe com mais de 30 alunos e dividiu em quatro grupos, em tópicos, com cuidado para não ficar um frankenstein. No final ficou um projeto lindo, em que todos participaram”.

José Jeferson ainda agradeceu a todo o aprendizado durante o curso. Sobre o projeto, acredita que deve continuar e melhorar, a fim de colocar “os alunos com a mão na massa, para sentir o que é realmente a situação que está vivendo”.

A turma do quarto período é a segunda turma de Gestão Comercial no Campus Porto Velho Zona Norte. Conforme a líder de turma, Cristiane Silva Almeida, o projeto interdisciplinar os ajudou a colocar em prática também matérias vistas em outros semestres. “Mesmo separados em quatro grupos, um intercalava a dependência do outro, porque dependia dos dados do outro para avançar, realizar, por exemplo, uma análise SWOT e ver como estava o plano financeiro da empresa. Antes de fazer qualquer coisa, precisava do feedback dos meus colegas que estavam trabalhando em outro segmento”. Dentro do planejamento estratégico, a análise auxiliou a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio.

Durante o projeto, os alunos tiveram aulas no Google Meet a fim de socializar dúvidas e avançar no conhecimento das disciplinas. “Oportunizou ver que o mercado não está tão fácil. A empresa tem que se adaptar e só fica no mercado o que consegue se adaptar. A Jotão Distribuidora, por ser informal, por enquanto é melhor continuar assim, para quando voltar ao normal, com a elaboração desse plano para ver se irá usar e o ajudará”, afirma Cristiane. Sobre o colega de turma, ela diz que agora possui um grande diferencial em mãos, depois de uma pesquisa realizada toda virtualmente, sem necessidade de saírem de casa, sendo a experiência um grande aprendizado para todos do curso.

Nas considerações da professora Adriana Zanki, as disciplinas conseguiram atuar totalmente interligadas ao trabalharam os aspectos e análises dos itens de marketing. “Essa é a função desse trabalho interdisciplinar, que também se enquadra dentro de uma metodologia ativa de solução de problemas. O problema era a pequena empresa informal do colega e foram apresentadas soluções para enfrentar a pandemia e crescimento do negócio. Foi muito proveitoso, os alunos aprenderam esses aspectos do marketing e acredito que o resultado foi excelente”, finaliza.

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