Alunos do Campus Vilhena realizam visita técnica ao  Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena da FAB

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h24 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h25 | Acessos: 198620

Campus Vilhena visita técnica FAB

No dia 29 de setembro, professores e alunos do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena participaram de uma visita técnica ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena - DTCEA-VH, da Força Aérea Brasileira.

De acordo com o coordenador do curso, Douglas Legramante, a visita foi realizada com os estudantes dos terceiros anos, para que pudessem conhecer os serviços desenvolvidos pelo órgão e as tecnologias utilizadas, compreender a importância da coleta, tratamento, manipulação e transmissão dos dados para os serviços aeronáuticos, apresentando, na prática profissional, a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos nas disciplinas de Redes de computadores e Banco de Dados. “Com esta visita, também apresentamos novas possibilidades para o mercado de trabalho na área de formação dos alunos”, disse.

A estudante Emily Lucas contou que “a visita técnica possibilitou o conhecimento de um setor de serviço que poucos sabiam que existia, e os que sabiam que existia não tinham ideia de como funcionava. Quando chegamos fomos recepcionados com muito entusiasmo, e logo depois nos foram apresentados o histórico e a caracterização do DTCEA-VHA, com isso foi possível que conhecêssemos o funcionamento do destacamento e os serviços prestados. Grande parte de nós não sabia que eles eram responsáveis por fazer o controle de tráfego aéreo, e todos foram muito pacientes e gentis, explicando e tirando todas as nossas dúvidas”.