Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena e SESC assinam termo de cooperação técnica

Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 16h41 | Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 16h56 | Acessos: 42100

Campus Vilhena Parceria Sesc 1

No dia 17 de abril o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena e o SESC (Serviço Social do Comércio - Administração Regional de Rondônia – Unidade Vilhena) assinaram termo de cooperação técnica para a transferência de tecnologias, que envolve o desenvolvimento de software livre, fornecimento de materiais e insumos para o desenvolvimento da produção de materiais e equipamentos para o SESC e Demandantes que corresponde à: empresas, instituições públicas e associações que compõem a força de trabalho no município.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena informou que os primeiros itens que resultarão da parceria serão EPIs (equipamentos de proteção individual) para profissionais de saúde da região, como Faceshields (escudos faciais) e suporte para fixação de máscara facial, ambos produzidos a partir da tecnologia de impressão 3D. “A iniciativa visa contribuir com o enfrentamento aos casos de Covid-19, em crescente ocorrência no estado de Rondônia. Os itens estão sendo elaborados observando não somente a segurança como também o conforto e a ergonomia, para oferecer aos profissionais de saúde a proteção necessária para o cuidado com os pacientes com problemas respiratórios”, comenta.  

A parceria já rendeu frutos e os primeiros EPIs confeccionados foram entregues no mesmo dia a profissionais de um laboratório local que está realizando a coleta de material de pacientes com suspeita de Coronavírus. Francilene Rover, bioquímica do Laboratório Padrão, explicou que “[...] esses itens de segurança que são indispensáveis para a coleta, porque protegem os olhos, boca e mesmo a pele contra os aerossóis. A coleta é nasal e orofaríngea, então a pessoa geralmente espirra e tem casos até mesmo de vomitar. Então a contaminação é muito grande se você não estiver protegido, é muito perigoso, e nós não conseguimos encontrar esses itens por conta da grande demanda em todo o país”, explica.

  • Campus_Vilhena_-_Parceria_Sesc_1
  • Campus_Vilhena_-_Parceria_Sesc_2
  • Campus_Vilhena_-_Parceria_Sesc_4
Fim do conteúdo da página
-->