Com atividades presenciais paralisadas, Campus Vilhena mantém funcionamento remoto de todos os setores

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 18h39 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 19h01 | Acessos: 94820

IFRO Campus Vilhena

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, as aulas a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permitem que o calendário acadêmico não seja interrompido, mesmo com a paralisação das atividades presenciais em virtude do avanço da pandemia do novo coronavírus. Por isso, para dar suporte ao ensino, todos os departamentos, diretorias e coordenações se adaptaram para continuar prestando serviços remotamente.

Diversas estratégias têm sido implementadas e soluções inovadoras encontradas para vencer o desafio do trabalho remoto e destacam a dedicação e a competência dos profissionais que compõe o quadro de pessoal. A Coordenação de Assistência ao Educando (CAED), por exemplo, criou um canal de comunicação com os alunos através do AVA e os alunos agora recebem virtualmente atendimento da equipe multiprofissional que compõe o setor.

O Departamento de Pesquisa (DEPESP) encontrou no compartilhamento de pastas e arquivos em nuvem uma estratégia para que a equipe pudesse dar seguimento às atividades do setor, inclusive a construção de documentos internos que já vinha sendo realizada presencialmente.

A utilização de grupos de mensagens e reuniões on-line também colaboram para que o setor continue atuante mesmo sem frequentar o campus. O Diretor de Ensino Rodrigo Alécio Stiz destacou que diversas formas de comunicação estão sendo utilizadas e visam amenizar os possíveis impactos que a falta do contato presencial com os professores pode causar nos discentes, o que resulta no aperfeiçoamento das metodologias utilizadas para as aulas a distância. Ele acrescenta que “[...] para assessorar os docentes, diariamente, de segunda-feira a sexta-feira das 08h30min às 09h30min, a equipe do ensino está disponível em uma sala fixa on-line para esclarecimentos e compartilhamento de instruções e informações. Semanalmente, estamos organizando uma convocação [virtual] para todos os docentes onde discutimos a efetividade da manutenção do ensino não presencial, com participação em massa dos docentes”.

A docente de Biologia Daniely Batista, disse que durante a “[...] preparação das aulas, percebemos como benefício o fato de que passamos a dominar melhor algumas ferramentas e tecnologias que não estávamos habituadas a utilizar”.

A Direção-Geral do campus utiliza as webconferências para otimizar a comunicação e realiza o acompanhamento dos trabalhos da equipe gestora através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde os setores publicam o planejamento de atividades não presenciais. “Acredito que os desafios criados pelo distanciamento social tendem a fazer com que a instituição como um todo cresça, à medida que desenvolve soluções para tal”, comentou o Diretor-Geral do campus, Aremilson Elias de Oliveira.

Assunto(s): covid19