Campus Vilhena certifica alunos do curso da Escola de Conselhos

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h31 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h31 | Acessos: 1147

Campus Vilhena Escola de Conselhos 5Após 4 meses de aulas, divididas em 5 módulos, no dia 27 de setembro os participantes do curso da Escola de Conselhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foram certificados em Vilhena. O curso capacitou profissionais conselheiros tutelares e de direitos em toda a Amazônia Legal, para atuarem na garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O Campus Vilhena sediou as aulas como polo, atendendo os municípios do Cone sul de Rondônia. Segundo o Coordenador do curso na unidade, Eder Diniz, a Escola de Conselhos é fruto de uma parceria entre o IFRO, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além de prefeituras.

As aulas, que são desenvolvidas pelo IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, são ofertadas em EaD para toda a Amazônia Legal e contam com o apoio de tutores que acompanham e direcionam as discussões do grupo de participantes de cada polo.

Os conselheiros aprofundam conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também de outras legislações pertinentes ao exercício da função de Conselheiro Tutelar. Sobre isso, Gercilia da Silva Damasceno, Conselheira de Direito em Chupinguaia, comentou que a oportunidade de participar do curso foi muito importante. “Com tudo o que aprendi aqui vou poder contribuir mais com o Conselho Tutelar e até mesmo ajudar os meus colegas. O curso falou muito sobre igualdade e as questões éticas, que foram discutidas logo nos primeiros módulos, foram muito pertinentes porque norteiam a realidade do trabalho dos conselheiros. Depois do curso estou mais confiante quanto ao meu trabalho e acredito que se toda a sociedade pudesse participar deste curso seria muito bom, porque a gente aprende a ver as coisas de outra forma. Eu diria que o curso vai impactar não somente minha atuação profissional, mas também outras áreas da minha vida”.

• Campus_Vilhena_-_Escola_de_Conselhos_1
  • Campus_Vilhena_-_Escola_de_Conselhos_2