Campus Vilhena realiza Jogos Interclasses e Semana de Educação para a Vida

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h57 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 10h47 | Acessos: 1469

Vilhena Jogos 5Em um novo formato, a Semana de Educação para a Vida e os Jogos Interclasses foram realizados simultaneamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, de 9 a 13 de setembro. Chamada de Semana Integrada, a proposta foi pautada na integração das temáticas de valorização da vida e estímulo às relações interpessoais saudáveis, promovendo também o sentido de pertencimento do estudante com a instituição.

Toda a comunidade escolar foi envolvida, de forma que cada aluno e servidor foram convidados a desenvolver alguma atividade, seja como ministrante ou como articulador, e houve também a realização de parcerias com profissionais locais que se dispuseram a contribuir com a proposta.

Assim, várias atividades foram ofertadas de forma a oportunizar a livre escolha, conforme os interesses de cada estudante, o que motivou uma participação engajada e espontânea. Além do campeonato interclasses em diversas modalidades esportivas, diariamente ocorreram atividades como corrida de barcos a vapor, espaço criatividade, competição de foguetes, oficina de pintura com stencil, aulão de crossfit e zumba, oficina de leitura, rodas de conversa (Blá blá com Tereré, masculinidade tóxica) com os temas de afetividade, sexualidade e redes sociais, CineEmpatia com o Filme "Extraordinário", jogos de tabuleiro, jogos virtuais, espaço para leitura, jogos de rua, oficina de dança, oficinas de automaquiagem, jogo Imagem e Ação e oficina sobre ISTs.

Descontraídas e integradoras, cada atividade proporcionou aprendizados que extrapolam os limites da sala de aula. Para a psicóloga do Campus, Aline Alves Moraes “[...] a aula é importante demais, mas não pode ser só isso. Atividades como esta aproximam os alunos entre eles, mas também com a instituição e os servidores. Na verdade a instituição toda aprendeu muito nesta semana. Aproveitamos para trazer temas mais voltados à parte educativa e emocional e integramos isso com as outras ações, que integram e aproximam, e o esporte traz muito isto. Então em uma semana trazer vários temas e várias ações diferentes desconstrói a obrigatoriedade das coisas. Os alunos vieram porque era legal, porque seria bom para todo mundo. Tirar a formalidade das coisas e quebrar realmente a rotina, quebra também a resistência que muitas vezes encontramos e permite fazer coisas diferentes. Cada uma das atividades mostrou algo novo, fez enxergar através de outros pontos de vista e isto impacta também no nosso trabalho diário, enquanto servidores, não apenas no desenvolvimento dos alunos”.

Bruno Begnini, estudante do terceiro ano do curso técnico em Eletromecânica, destacou que o espírito esportivo e a humildade estiveram presentes em todas as modalidades. Para ele, a semana proporcionou muitos experiências: “Foi totalmente diferenciado, foi uma coisa nova na escola, eu achei top, mesmo nos momentos que não havia jogos nós podíamos participar de outras atividades, como Imagem e Ação, crossfit e várias outras. Foi muito bom, poderia ter mais vezes”, acrescentou.

Ana Áurea, do 1º ano de Informática, competiu na natação e no futsal e disse que “[...] a semana para mim representou união e possibilitou conhecer melhor as pessoas. Para mim foi uma experiência muito boa, poder ganhar, mas também apoiar quem perdeu é uma sensação muito boa, porque quando a gente ganha fica feliz, mas quando perde a gente se esforça mais para melhorar e ganhar a próxima. Eu participei de várias atividades nesta semana, pude competir, mas também interagir e, quando testei meus limites na natação, foi muito bom receber o apoio das pessoas.”

Outro estudante que aprovou as atividades foi Cristhian Magalhães Ribeiro. “O esporte para mim representa disciplina, alegria e ultimamente tem sido o que mais tem me dado fôlego para focar tanto nos estudos como em outras áreas da vida. Por isso o esporte tem sido muito, muito influente na minha vida. Nesta semana eu participei de todas as modalidades que eu pude e foi tudo muito bom”, comentou.

• Vilhena_Jogos_1
  • Vilhena_Jogos_10