Palestra “Arquitetura, biomimética e algoritmo” é realizada em Vilhena

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h50 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h50 | Acessos: 1144

Palestra realizada em Vilhena 1Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram, dia 07 de agosto, de palestra voltada à programação na atuação profissional do arquiteto. A coordenadora do Curso de Arquitetura, Ariane Zambon, explicou que “a palestra contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes porque demonstrou um software como um meio de conceber ideias orgânicas através de uma tecnologia pouco difundida na nossa região”.

Ministrada pelo arquiteto Daniel Nunes Locatelli, a atividade abordou temas como biomimética e arquitetura paramétrica. Nascido no município de Vilhena (RO), mas residente em São Paulo, o palestrante comentou que estava visitando a família na cidade e motivou-se a oferecer a palestra pela oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências sobre novas tecnologias e vertentes da arquitetura.

Para a discente Rayssa Forte, da turma 2018, “nos foi apresentada uma nova perspectiva da arquitetura e de como se inspirar para projetar e inovar. O palestrante falou sobre biomimética e o uso de algoritmos, duas combinações que resultam em uma arquitetura impressionante, fruto da observação de um sistema que nos rodeia e que às vezes passa imperceptível aos olhos, à natureza. Em resumo, eu percebi que o caminho da nossa evolução profissional começa em nos aprimorarmos e em observar aquilo que está tão visível que não podemos ver com tanta atenção, até mesmo estar atento aos softwares que podem favorecer o desenvolvimento de uma ideia, ou seja, o importante é conseguir se inspirar e trazer o melhor de si para o desenvolvimento de uma arquitetura mais autêntica e completa. Receber um arquiteto que saiu de Vilhena para solidificar a carreira em uma metrópole como São Paulo é uma grande inspiração, especialmente pela forma como ele percorreu o caminho até chegar onde está”.

• Palestra_realizada_em_Vilhena_1
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_2
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_3
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_4
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_5
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_6
  • Palestra_realizada_em_Vilhena_7

No IFRO, o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo iniciou a primeira turma no Campus Vilhena no ano de 2017, sendo o primeiro curso em instituição pública de Rondônia na área.