Encontro Escola da Família acolhe e orienta pais em Vilhena

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 16h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 16h50 | Acessos: 1288

Campus Vilhena Escola da Família 3

No dia 27 de junho, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi realizado o Encontro Escola da Família, com o objetivo de acolher e orientar os pais/responsáveis, ampliando a aproximação da instituição com a realidade e os desafios enfrentados por estes em seu cotidiano, a fim de auxiliá-los, com técnicas de psicologia, no desenvolvimento de seus filhos, fortalecendo também a parceria família-escola.

O evento foi promovido pela Coordenação de Assistência ao Educando e conduzido pelas psicólogas Aline Moraes e Naiade Brambila, que apresentaram a proposta de Educação Emocional do IFRO e fizeram levantamento de demandas de atuação do campus junto aos pais, além de apontamentos sobre comportamentos, dificuldades, necessidades e também responsabilidades comuns a esta fase de adolescência.

Em grupos, os pais foram encorajados a discutir e compartilhar questões relativas ao desenvolvimento pessoal dos filhos, à participação na vida acadêmica, social e familiar dos educandos, assim como sugestões e estratégias para o fortalecimento da parceria pais/escola.

Sobre o evento, Eliane Menegotto, mãe de um aluno do primeiro ano de Eletromecânica, disse que gostou da proposta porque viu a necessidade de participar e apoiar cada vez mais da vida do filho: “A escola, em si, oferece o melhor, então se a escola tem esta preocupação, por que eu, como mãe, não posso oferecer também o meu melhor? O desenvolvimento do meu filho é o mais importante em tudo isso. Eu acredito que tudo o que foi feito e dito aqui hoje é muito positivo e ficou em aberto uma mudança, o planejamento do que fazer a partir de hoje. Gostei muito da atuação das psicólogas e de toda a equipe que nos recebe sempre muito bem”.

Uma das facilitadoras do encontro, Naiade Brambila, destacou que a comunicação, a troca de informações e de conhecimento foram, sem dúvidas, os pontos mais relevantes de todo o encontro. “O comparecimento e a grande participação dos pais nos deixou muito animadas e confiantes de que esse encontro foi o ponto de partida para estreitar cada vez mais a relação entre pais e escola. Sentimos que houve um fortalecimento neste relacionamento através de uma preocupação em comum que é a formação dos nossos alunos para o mercado de trabalho e também para a vida em sociedade”, finaliza.

• Campus_Vilhena_-_Escola_da_Família_1
  • Campus_Vilhena_-_Escola_da_Família_2