Quadrilha estilizada é destaque na festa junina do Campus Vilhena

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 17h10 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 17h25 | Acessos: 1411

Campus Vilhena Festa Junina 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou no dia 15 de junho o “Arraiá do IFRO”. O evento, idealizado para divertir a família toda, ofereceu diversas danças representativas, concurso de sinhazinha e sinhozinho, muitas comidas típicas, quentão sem álcool e brincadeiras. O evento foi uma oportunidade para que a comunidade externa pudesse visitar e conhecer o campus.

Neste ano, os alunos se organizaram para vender comidas também de mesa em mesa, reduzindo filas e contribuindo para que os presentes pudessem aproveitar mais a programação. Um dos pontos altos da noite foi a apresentação da quadrilha estilizada, projeto do Professor Paulo Severino, que utilizou uma dança tipicamente nordestina para contar a história de Vilhena.

O professor destaca que “[...] a história do telégrafo faz muito sentido para o município e o estado como um todo, mas também para o próprio IFRO, porque, há 50 anos, quando falávamos em telégrafo estávamos falando sobre tecnologia, hoje não mais, mas era uma tecnologia muito desenvolvida na época. Então juntamos alguns pontos que são norteadores desta história, envolvemos figuras pioneiras e regionalismos para contar a história e a cultura da nossa cidade. Os personagens foram construídos com base nas pesquisas dos alunos sobre o município, e narrou um romance entre Marciano (um dos funcionários da estação telegráfica de Rondon, que ajudou a construir Vilhena no início de sua história) e uma jovem nordestina, até que em determinado momento surge uma terceira personalidade no enredo, um gaúcho, simbolizando a grande parcela sulista que povoou Vilhena no princípio”.

O evento mobilizou toda a comunidade acadêmica, que se preparou durante meses para receber a comunidade. O Diretor-Geral, Aremilson Oliveira, comentou que o evento é muito significativo para o campus não somente por representar e promover a cultura popular, mas também porque desenvolve nos alunos a responsabilidade e o trabalho em equipe, uma vez que as barracas são organizadas pelos discentes que visam arrecadar fundos para a formatura. O Professor Antônio Sérgio, presidente da comissão organizadora deste ano, destacou que as expectativas foram todas superadas e agradeceu a presença de tantas pessoas, que lotaram o gramado da unidade para participar do evento. Ele complementa: “[...] é uma grande alegria para nós vermos que a cada ano mais e mais pessoas vêm nos prestigiar, e, dessa forma, nossa festa vai ficando maior e mais bonita”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/07-Julho-2019/02-07-19/vilhena_