Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dias Mundial do Livro e da Biblioteca são comemorados com concurso de frases em Vilhena

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 15h32 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 15h36 | Acessos: 470

Campus Vilhena Dia do Livro 7

A biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, promoveu no mês de abril um concurso de frases para marcar o Dia mundial do Livro (23/04) e o Dia mundial da Biblioteca (09/04). Os alunos foram convidados a se expressar sobre a importância do livro ou a importância da biblioteca, e as duas frases mais criativas foram premiadas com cestas de chocolates e livros.

A Bibliotecária Marlene Fouz comentou que a participação dos servidores foi muito importante para o concurso, os quais doaram itens para a premiação e também votaram nas melhores frases. “O objetivo do concurso é a aproximação do aluno com a biblioteca e com o livro, também uma forma de incentivar o hábito da leitura. Este concurso nos possibilitou ver como o aluno expressa a importância do livro, da biblioteca e da leitura. Ficamos muito felizes com a criatividade dos alunos que participaram e estamos confiantes que nos próximos concursos o número de participantes será maior”, explicou.

Cassio Carneiro Rauta é aluno do 1º ano de Edificações e a frase produzida por ele foi uma das eleitas. Ele conta que uma amiga o incentivou a participar do concurso e que escreveu várias frases até escolher uma. “Foi uma surpresa ganhar o concurso, eu não esperava!”. A outra vencedora do certame, Aline Pizzato de Souza, do 2º ano de Informática, comentou um pouco sobre sua relação com a leitura. “Eu costumo ler muito e sempre me envolvo nas histórias que leio. Geralmente eu escolho livros de assuntos variados, porque é uma forma de descobrir coisas novas. Aí quando vi o concurso resolvi me inscrever para compartilhar um pouco de como me sinto quando leio”, descreveu.

A premiação foi entregue no Centro de Convivência, dentro da programação da Rádio Escola, durante o intervalo do dia 24 de abril. Todas as frases produzidas foram expostas no saguão principal do campus para inspirar outros leitores.

Veja abaixo todas as frases do concurso:

Fernanda G. B. do Nascimento - 1º A Informática: “O livro não é apenas um conjunto de letras, mas sim a arte que movimenta a imaginação”.

Cássio Carneiro Rauta - 1º B Edificações: “No mundo em que vivo, o livro é meu esconderijo”.

Ana Paula Campos Souza - 1º B Informática: “Os livros podem abrir as portas para um mundo novo, que você nem sabia que poderia existir”.

Emily Mariana Seguineli - 1º B Edificações: “O que é um livro para alguns é só um livro, mas para nós leitores é viajar, imaginar, é entrar na história narrar, é viver com o personagem é imaginar não é apenas ler é sentir é interpretar entrar na biblioteca e viajar na história ler é necessário ler é viver”.

Matheus da Silva Valjão - 1º B Eletromecânica: “Os livros são os portais para a imaginação e a biblioteca é o seu cofre”.

Thayane I. R. de Souza - 1º B Edificações: ”Me acolhi, me encontrei, nos livros eu me vi, nos livros me apaixonei”.

Fábio Alves Jorge - Arquitetura e Urbanismo: “Na biblioteca, nas prateleiras, encontra-se chave para todas as prisões; nos livros há emoções”.

Aline Pizzato de Souza - Informática: “Livros são como portais invisíveis, que podem te levar desde o velho faroeste em meio a um tiroteio, até um universo alternativo e presenciar uma história de amor. Basta você querer embarcar nessa viagem, seja física ou virtual aprecia a doçura da leitura”.

Deyse Torres Ribas - 3º A Edificações: “Quem lê não somente vive. Quem lê respira a mais pura natureza do saber”.

Ketlen Manoelle S. do Nascimento - Edificações: “A leitura trás o conhecimento e o conhecimento nos leva a evolução”.

Luana Caroline F. dos Santos - 3º A Edificações: “Biblioteca é o mundo das palavras e do conhecimento”.

Kricielly de Souza - 3º B Informática: “Os livros nos tornam livres como os girassóis de Van Gogh, e nos prende em suas páginas na mesma intensidade”.

Rebeca Pereira Guédes - Informática: “O homem sem leitura é como um todo fechado em um mundo sem conhecimento, já o homem com leitura torna-se sábio, passa a expandir sua mente e conhecendo verdadeiramente a si mesmo e os limites de sua própria tolerância”.

Jhulia Maria da Silva Zancanaro - 1º A Edificações: “O teletransporte para muitos ainda é algo do futuro e complexo, mas para outros já existe e é muito fácil de ser usado, basta ir a uma biblioteca, escolher um livro e embarcar na aventura do conhecimento”.

Gabriella de Laett Ervilha - Informática: “Os livros mudam nossas vidas, e nos transformam em pessoas melhores!”

Bruno Vinícius da Silva Moraes - 1º A Eletromecânica: “Ler te faz livre, leia e viaje em outro universo. Sem livros a vida é sem cor”.

Edileusa Lucas de Oliveira - Edificações: “A biblioteca é o lugar onde você faz inúmeras viagens sem sair do lugar”.

Yasmin Mika Ogata Oliveira - 1º B Informática: “E tudo desaba como as águas caem do céu e os ventos cobrem a dor como livros em prateleiras que nos levam a outros mundos”.

Patricia Aparecida da Silva Rezende - Licenciatura em Matemática 5º Período: “Na biblioteca encontra-se um mar de possibilidades através das histórias contidas nos seres mágicos denominados livros”.

Rayssa Forte Lopes - Arquitetura e Urbanismo: “Se existe refúgio fora da ficção, nomeio-o biblioteca, não há conforto semelhante a olhar os catálogos e a calmaria do silêncio, tão pouco essa imensa vastidão de aventuras e sentimentos que moram em suas prateleiras”.

Weslley Renan Castilho - Eletromecânica: “O livro não trava, o livro está sempre aberto”.

Ana Luiza Morais de Macedo - Eletromecânica: “Quando a leitura de um bom livro é facilmente interpretada, a porta de uma biblioteca se torna a porta da própria casa”.

Franciela Ferreira de Souza Santos - Arquitetura e Urbanismo: “Livro é nossa fonte de adquirir conhecimento, é nosso bem mais precioso na arte de conquistar o ‘saber’”.

Thalymayra Godoi da Silva - Licenciatura em Matemática: “A biblioteca é como o Latim, sem pessoas a frequentando, se torna uma língua morta”.

João Gabriel Fonseca Ribeiro - Informática: “Dentro da literatura viaje o mundo e se redescubra”.

Maria Eduarda Lemes de Carvalho - 1º B Edificações: “A literatura pode mudar o seu modo de ver o mundo, abrir a porta do seu conhecimento e imaginação”.

Amanda A. Florêncio - Arquitetura: “Os livros são objetos capazes de formar uma linha tênue entre devaneios e fatos científicos, a fim de tornar nós pobres humanos mais sábios”.

Lígia Almodóvar Vendimiatti - Arquitetura: “Uma pessoa sem objetivo é um livro sem capítulo”.

Allan dos Santos Pereira - 1º A Eletromecânica: “O livro Fala e a alma responde”.

Hanny Géssylla Nogueira Alves - Arquitetura: “Nas páginas de um bom livro nos é permitido viajar pelos mais variados destinos sem precisar sair do lugar”.

Joicy Wevilin Vakiuti de Souza - Arquitetura: “Quando Abro um livro descubro que o Google não tem tudo”.

Gizele Vitória da Cruz - 2º B Edificações: “O livro será o amigo que te entenderá, quando não houver possibilidade de entendimento, te contentará quando houver descontentamento e te fará navegar em um mundo onde tudo é possível”.

Tiago Oliveira - 2º B Edificações: “Bibliotecas são como lugares mágicos! Os livros como portais que não nossos corpos, mas sim nossa mente, para lugares extraordinários”.

Kauan Silva de Espíndula - 1º C Eletromecânica: “Viva o nosso mundo e sonhe com o mundo dos livros”.

  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_1
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_2
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_3
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_4
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_5
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_6
  • Campus_Vilhena_-_Dia_do_Livro_7
Fim do conteúdo da página
-->