I Feira de Eletromecânica é realizada no Campus Vilhena

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h55 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h59 | Acessos: 1974

Campus Vilhena Eletromecânica 5

Alunos e professores do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizaram a I Feira de Eletromecânica, onde alunos de 1º e 2º anos elaboraram e apresentaram experimentos para demonstrar na prática os conhecimentos absorvidos durante o ano nas disciplinas de eletricidade e máquinas elétricas.

A professora Adriana Coelho explicou que os trabalhos foram desenvolvidos para a avaliação final das disciplinas e que a ideia da realização de uma exposição em forma de feira partiu dos próprios alunos. Ainda segundo ela, outros professores, de outras disciplinas, apoiaram a iniciativa e auxiliaram na construção dos trabalhos.

A exposição estava prevista para acontecer na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, na tarde do dia 14 de novembro, porém um temporal inviabilizou a mostra, que foi remarcada para o dia 16 nas dependências do Campus e ocorreu simultaneamente com o Sarau Cultural organizado pelo Grêmio Estudantil (Saiba mais sobre o Sarau).

Mesmo com o imprevisto, os alunos não se deixaram desestimular e um dos grandes destaques da Feira foi a forma como os estudantes expuseram conhecimentos técnicos de forma acessível, em linguagem fácil, de modo que, mesmo pessoas sem conhecimento na área, puderam compreender os conceitos aplicados na execução dos experimentos.

Elielton Gomes Cordeiro Leal desenvolveu um motor solenoide e comentou que gostou de participar da Feira. “Minha equipe desenvolveu dois projetos, um deles foi um motor solenoide. Tivemos muito trabalho para fazer porque primeiro usamos um fio errado, aí precisamos refazer. Gostei muito de participar porque foi uma forma de interagir com tudo o que aprendemos durante o ano”, contou.

A professora Adriana complementa. “Estou impressionada com o desempenho dos alunos. Eles se dedicaram e se superaram, inclusive aplicaram conhecimentos de outras áreas de conhecimento, como hidráulica, metrologia e processos de fabricação. A construção dos trabalhos rendeu muito aprendizado, principalmente porque os alunos conseguiram evoluir através dos erros cometidos para entregar trabalhos ótimos. Eles foram além do esperado”, elogiou a docente.

• Campus_Vilhena_-_Eletromecânica_1
  • Campus_Vilhena_-_Eletromecânica_2