IFRO celebra aniversário de Vilhena contribuindo para o desenvolvimento local

Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 19h26 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 20h18 | Acessos: 1580

Campus Vilhena Especial 4Há 41 anos, no dia 23 de novembro de 1977, Vilhena foi oficialmente fundada como município. Entretanto, sua história tem início muito antes, em 1910, com as obras das linhas telegráficas que ligavam Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira. Em meados de 1960, com a construção da BR 364 e a distribuição de terras da união, o fluxo de migrantes oriundos especialmente das regiões sul e sudeste do país se intensificou, possibilitando a emancipação de Vilhena. Desde então, o crescimento do município não para. Exemplo disso é que em 1979 a população era de aproximadamente 800 pessoas, dando um salto para quase 100 mil habitantes em menos de 40 anos.

Isto é reflexo do constante desenvolvimento econômico, que dá a Vilhena o segundo melhor IDH do estado. Um importante polo agrícola, com os setores de comércio e serviços fortes, a localidade também se destaca pela progressiva expansão da indústria, que tem contribuído cada vez mais com os avanços da região. Esta é a razão de ser do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, que possui perfil industrial e foi fundado em 2010 com o propósito de colaborar com o desenvolvimento e o fortalecimento da economia local, e desde então tem atuado na oferta de educação profissional e tecnológica, promovendo também programas de pesquisa e extensão que apoiam a produção cultural, o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologias, com ênfase no desenvolvimento da sociedade regional e na preservação do meio ambiente.

Assim, com o compromisso de capacitar, aperfeiçoar, especializar e atualizar profissionais em diversos níveis de escolaridade, o Campus Vilhena oferece gratuitamente cursos técnicos, de graduações e de pós-graduação. São três cursos técnicos integrados ao ensino médio: Eletromecânica, Edificações e Informática. Ainda para o ensino médio, há atualmente três cursos técnicos concomitantes nas áreas de Finanças, Meio Ambiente e Recursos Humanos. Além de um curso técnico subsequente ao ensino médio na área de Eletromecânica.

Também são ofertados três cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Arquitetura e Urbanismo; e um curso de pós-graduação na área de Ensino de Ciências e Matemática.

O campus ainda oferece cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) na área de espanhol e planeja ofertar um curso superior no eixo de Controle e Processos Industriais, projeto que deve se concretizar nos próximos anos. “O IFRO celebra o aniversário da cidade Portal da Amazônia reafirmando seu compromisso com o avanço científico, tecnológico e produtivo do município e com a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade social”, parabeniza o Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira.

• Campus_Vilhena_-_Especial_1
  • Campus_Vilhena_-_Especial_2