Campus Vilhena capacita servidores em parceria com a ESAF

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 18h59 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 19h00 | Acessos: 1087

Campus Vilhena Capacitação 3

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, ofertou aos servidores, no período de 24 a 28 de setembro, dois cursos in company em parceria com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Pará (CENTRESAF/PA). Os cursos foram sobre “Instrução Normativa 05/2017 e suas atualizações” e “Gestão de Pessoas para Gestores”. Ambos tiveram a duração de 20 horas.

O curso “Instrução Normativa 05/2017 e suas atualizações” foi demandado pela Diretoria de Administração e Planejamento e pela Direção-Geral do campus para capacitar os servidores envolvidos na contratação de terceirizados no âmbito do IFRO. Participaram, portanto, as coordenações ligadas à DPLAD e os gestores de contrato do Campus Vilhena. Também estiveram presentes servidores convidados de outras unidades do IFRO, como Reitoria e Campi Calama, Ji-Paraná e Cacoal.

Realizado de 24 a 26 de setembro, o curso teve como instrutora a servidora da Procuradoria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, Monica Antinarelli, que apresentou as principais novidades da Instrução Normativa (IN) nº 05/2017 da Seges/MP, assim como as principais repercussões da reforma trabalhista na planilha de custos e na fiscalização administrativa dos contratos. Sobre o curso ela se disse entusiasmada com a participação da turma: “encontrei no Campus Vilhena pessoas competentes e compromissadas em buscar conhecimentos para fazer o trabalho bem feito”.

A Diretora de Planejamento e Administração no Campus Vilhena, Maria Aparecida Boaventura, comentou que a atualização foi muito proveitosa, especialmente porque a instrutora compartilhou várias experiências que colaboraram muito com a atuação da equipe.

O outro curso teve como proposta a “Gestão de Pessoas para Gestores” e ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. Participaram da capacitação 20 gestores do campus, que teve como foco principal a gestão de conflitos, os relacionamentos interpessoais e competências, com foco nos resultados institucionais. O curso foi ministrado pelo instrutor Roney George Fraga da Silva, servidor da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Saúde. A ementa do curso foi elaborada para atender às necessidades de capacitação específicas dos gestores do campus e abordou temas como governança e administração pública, comportamento humano nas organizações, gestão estratégica de pessoas e de equipes no setor público, dentre outros.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, falou sobre a importância de momentos como esse para aprimorar cada vez mais o trabalho em equipe a partir do entendimento de que os diferentes pontos de vista contribuem para o desenvolvimento da instituição. Destacou também que, mais do que conhecimentos técnicos, o curso possibilitou também momentos de interação e troca entre a equipe gestora, o que por muitas vezes as demandas do dia a dia dificultam.

• Campus_Vilhena_-_Capacitação_1
  • Campus_Vilhena_-_Capacitação_3