Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana de Educação para a Vida é realizada em Vilhena

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 11h30 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h06 | Acessos: 541

Atividades da Semana para a Vida 3

A Semana de Educação para a Vida faz parte da pauta de ações do calendário escolar no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). No Campus Vilhena, o dia 11 de outubro foi marcado por palestras sobre temas que fazem parte da vivência dos alunos. A comissão organizadora das atividades elaborou momentos para oportunizar as discussões sobre a timidez na adolescência, sobre a carreira militar e também sobre a importância do cuidado com a Área de Preservação Permanente, as chamadas APPs.

O Subtenente do Exército Brasileiro, José Jurandir de Santana, que é chefe de instrução do Tiro de Guerra 12-008, falou com os alunos acerca da carreira militar, da missão e valores do exército e também sobre a importância do serviço militar. Já Maiara Oliveira Castro, tecnóloga em Gestão Ambiental e especialista em Direito Ambiental da SEDAM (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), falou sobre a importância de cuidado com a APP e recursos hídricos, especialmente sob a ótica das construções e de como elas afetam o meio ambiente.

Sobre a timidez na adolescência, a professora Danielly Batista, membro da comissão organizadora do evento, explicou que este tema foi planejado a partir da observação das necessidades dos discentes e objetiva tratar a questão da timidez de forma a resultar em impactos positivos no dia a dia destes. Em sua palestra, o psicólogo Adriano José da Silva Gomes explicou sobre assuntos relacionados à temática, como introversão, extroversão, autoestima, autoimagem e insegurança. Os alunos aprenderam ainda sobre os fatores que afetam os indivíduos em situações sociais, sobre formas possíveis para superar a timidez e tiveram oportunidade para interagir, questionar e esclarecer dúvidas.

Adriano Gomes explicou ainda que, embora não seja doença, a timidez pode resultar no desencadeamento de outros problemas que afetam a saúde mental, como ansiedade e até mesmo depressão. Segundo ele, no município de Vilhena tem sido alto o índice de adolescentes com estes diagnósticos, daí a importância em trabalhar estes assuntos que podem interferir na qualidade de vida do aluno. Para o estudante do Curso Técnico em Informática, Fabricio Naitzke, a oportunidade de aprender sobre o tema foi importante para o seu desenvolvimento pessoal. Ele conta que o que mais lhe chamou a atenção foi a questão da autoimagem, pois percebeu que por vezes ela pode ser distorcida e isso acaba influenciando negativamente os relacionamentos e a vida.

  • Atividades_da_Semana_para_a_Vida_1
  • Atividades_da_Semana_para_a_Vida_2
  • Atividades_da_Semana_para_a_Vida_3
  • Atividades_da_Semana_para_a_Vida_4
  • Atividades_da_Semana_para_a_Vida_5
Fim do conteúdo da página
-->