Alunos do Campus Vilhena participam de Feira de Experimentos de Física

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 18h10 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 19h31 | Acessos: 1836

Campus Vilhena Física 5

Estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram no início do mês de setembro (03) de uma Feira de Experimentos de Física. As atividades da proposta educacional foram realizadas na disciplina de Física, onde os discentes foram estimulados a desenvolver experimentos que ilustrassem na prática assuntos estudados na teoria em sala de aula.

Segundo a coordenação da atividade, a ação teve como objetivo dar significado aos conceitos físicos estudados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Nos primeiros anos, o tema para os experimentos foi movimento circular, enquanto os segundos e terceiros anos puderam escolher o conceito que desejariam apresentar, dentro dos conteúdos vistos no ano.

A atividade foi coordenada pela professora Marisa Rodrigues, que explicou que cada aluno fez seu experimento aplicando os sistemas em máquinas e equipamentos. Os materiais utilizados para o desenvolvimento dos protótipos foram os mais diversos, como motores de carrinho de controle remoto, ventiladores e drives de DVD, com acoplamentos feitos por correia ou por eixo, mas também outros experimentos não foram movidos a motor, e sim manualmente.

Os alunos tiveram pouco mais de 30 dias para desenvolver os experimentos e no dia 03 de setembro apresentaram para os colegas da turma, para a professora e para servidores convidados, explicando os princípios aplicados no projeto.

Jaqueline da Silva e Cristiane Fernandes são alunas do 2º B informática e juntas desenvolveram dois experimentos. Um deles fez muito sucesso entre os colegas da turma: uma máquina de refrigerantes caseira, utilizando materiais como bomba injetora de para-brisas e bateria de moto.

A ideia do projeto surgiu assistindo a um vídeo na internet, mas elas foram além, adaptaram materiais e criaram também um sistema de refrigeração acoplado. Na apresentação, elas demonstraram os princípios que explicam o funcionamento da máquina e contaram que depois de vários testes concluíram o trabalho. Jaqueline disse que foi muito interessante participar da atividade. “É melhor do que fazer um trabalho escrito, que acaba sendo chato, mas esse aqui é bem melhor!”

• Campus_Vilhena_-_Física_1
  • Campus_Vilhena_-_Física_2