Estudantes do IFRO representam Rondônia na segunda fase da OBFEP

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h29 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h34 | Acessos: 1626

Resultado Olimpíada

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) teve três estudantes aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Ingrid Cristina Fernandes de Faria (Técnico em Florestas) e Kleyton Junior Gomes de Morais (Técnico em Química) são do Campus Ji-Paraná e Isabella Souza Moraes Amorim do Campus Vilhena, onde cursa o Técnico em Edificações.  Ao todo, o Estado de Rondônia conta com seis estudantes que continuam na competição, três que cursam o ensino médio integrado a um curso técnico no IFRO e mais três alunos que estão no último ano em escolas de ensino fundamental nos municípios de Alvorada do Oeste e Porto Velho.

As provas de segunda fase serão aplicadas no dia 20 de outubro e o resultado deve ser divulgado em fevereiro do próximo ano. Segundo o regulamento da OBFEP, a competição é um projeto apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. O evento objetiva despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências, aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Na avaliação da estudante Isabella do terceiro ano de Edificações em Vilhena, “precisei de bastante tempo para responder a prova, que tinha questões teóricas e de cálculo. Quando eu não sabia uma resposta, apliquei conhecimentos de raciocínio lógico para tentar resolver. O IFRO me proporcionou uma base importante para alcançar um bom resultado, assim como o ensino fundamental e meus estudos em casa também contribuíram. Com a dificuldade da prova e como foi a primeira vez que participei da Olimpíada, não esperava atingir esse resultado, eu não esperava acertar 10 questões dentre 15, por isso estou muito feliz. Acredito que com certeza isso me trará muitas coisas boas como o certificado e a experiência para a vida acadêmica também”.

• Isabella_Souza_-_Cassificada_para_a_segunda_fase_da_OBFEP
  • Resultado-Olimpíada