Campus Vilhena fecha nova parceria para estágio

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 11h05 | Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 15h53 | Acessos: 1435

Parceria Estágio Vilhena 9Uma nova parceria para estágio foi fechada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena. Realizada no dia 05/06, a assinatura beneficia especialmente estudantes que precisam fazer estágio obrigatório para conclusão dos cursos técnicos. Além de ser mais um espaço em que poderão ocorrer visitas técnicas. Atualmente o campus possui 140 empresas parceiras para as quais pode encaminhar para período de estágio obrigatório.

Segundo o representante da NBC, Henrique Anderson Martins, a empresa “surgiu em 2016, no intuito de fabricar blocos de concreto, pavimentos, telhas e concreto usinado. Surgiu em meio à crise econômica no setor de construção e mesmo assim foi feito um grande investimento em laboratórios e na automatização da indústria. Estamos de portas abertas para receber os alunos e colaborar com seu conhecimento”.

O estágio obrigatório deve ser realizado por estudantes de todos os cursos do campus. Sendo que atualmente há 19 alunos dos cursos Mediotec em estágio, além de oito da Licenciatura em Matemática, cinco da Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e seis da Eletromecânica Subsequente. E nos cursos integrados ao Ensino Médio, em Eletromecânica são 12 estudantes fazendo estágio, mais 19 do Técnico em Informática e outros 19 do Técnico em Edificações. Totalizando 77 alunos em período de estágio obrigatório, e outros 40 que deverão iniciar este ano.

Quando o estudante é encaminhado ao estágio, o acompanhamento é feito seguindo o contrato entre o IFRO e a instituição parceira, sendo que o campus oferece seguro estudantil aos participantes. “Com relação ao estágio, são 200 horas e há um professor orientador que acompanha o processo”, explica a Coordenadora do CIEEC (Coordenação de Integração, Escola, Empresa e Comunidade), Edeli Diogo.

Em relação aos trabalhos que estão sendo feitos para aumentar o número de parcerias, a coordenadora explica que a “CIEEC, juntamente com os coordenadores de cursos, tem visitado várias empresas e feito reuniões, apresentando os cursos que o IFRO Campus Vilhena possui, qual sua formação aos acadêmicos e sua carga horária”. Ela ainda ressalta que os alunos precisam de locais para estagiar, uma vez que o conhecimento prático é importante para sua formação.   “Uma das pautas que sempre fazemos nas reuniões é conscientizar os empresários da importância da formação profissional destes alunos, mostramos que precisam passar por essa experiência do estágio para se formar profissional, além disso, ambas as partes ganham, a empresa que por um período irá ter essa mão de obra praticamente gratuita, e o aluno que aprende uma prática na formação deles”, relata Edeli.

A estudante Bruna Fonseca, do terceiro ano do Curso Técnico em Informática, já concluiu o estágio obrigatório e avalia positivamente o aprendizado. Segundo ela, “o ambiente foi acolhedor, eu tinha liberdade para tirar as dúvidas que levava de casa e também as que surgiam durante o estágio. Gostei muito de ter realizado o estágio porque agregou muito à minha formação, já que a atividade prática funciona como um complemento para as atividades de sala de aula. As minhas horas em estágio superaram todas as minhas expectativas”.

• Parceria_Estágio_Vilhena_1
  • Parceria_Estágio_Vilhena_2