IFRO Campus Vilhena realiza Consulta Pública para definição de novo curso superior

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 12h37 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h20 | Acessos: 1059

O Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), está realizando Consulta Pública, através de questionário on line, para definição de um novo curso superior na área da construção civil a ser implantado na unidade. A consulta segue até o dia 15 de maio e pode ser acessada AQUI.

De acordo com o professor Renato Delmonico, responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico de Curso na área de Construção Civil, o campus Vilhena vem realizando desde 2015 discussões sobre a verticalização dos cursos técnicos já oferecidos pela unidade. “Como o campus possui o curso de Técnico em Edificações, nossa meta é verticalizar para algum curso superior na área da construção civil. Pela consulta à comunidade interna, o curso indicado foi o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo”, informou.

Além de consulta interna, o campus está realizando uma pesquisa de demanda com a comunidade local de estudantes das escolhas públicas e particulares de Vilhena e região e também uma pesquisaon-line para abranger e diversificar ainda mais o público participante. “O objetivo é constatar se a população da região concorda com esta indicação, bem como direcionar futuramente a criação de outros cursos nesta área”, salientou Delmonico.

Segundo o diretor-geral do campus, Aremilson Elias de Oliveira, a consulta tem o objetivo de escutar a sociedade, sobre a sua real necessidade de um curso superior. “E com o auxílio da internet conseguimos atingir um número expressivo de pessoas, dando maior transparência e confiabilidade no momento de oferta de um novo curso. Pois não foi uma escolha isolada da direção do campus, mas, sim, a sociedade fez parte desse processo”, explicou.

Após a consulta à comunidade e definição do perfil do curso, a equipe responsável irá elaborar o projeto pedagógico do curso, analisando as disciplinas e suas ementas, e submetê-lo às instâncias deliberativas (Proen, Cepex, Reitoria e Consup) para sua aprovação final e autorização de funcionamento. “Esperamos que no primeiro semestre de 2017 já estejamos prontos para oferecer este novo curso, aproveitando a seleção pelo Sisu, realizada por meio das provas do ENEM. Se confirmarmos a criação do curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, será o primeiro curso gratuito e de uma instituição pública em todo o estado de Rondônia”, acrescentou Delmonico.