Representantes do Campus Vilhena realizam visita ao SAAE para fechar parceria

Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 17h46 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 19h48 | Acessos: 2005

Campus Vilhena Visita ao SAAE 6

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena realizaram, em fevereiro, uma visita ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para fechar uma parceria com a autarquia na implantação de um produto que está sendo desenvolvido por aluno e professor da unidade educacional.

Participaram da visita o professor coordenador do projeto, Roberto Simplício Guimarães, o aluno proponente do projeto, João Roberto Bond (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, turma 2017), o Diretor-Geral do Campus, Aremilson Elias de Oliveira, o Chefe do Departamento de Extensão, Eder Diniz, o Chefe do Departamento de Ensino, Rodrigo Alécio Stiz e a Coordenadora de Integração Escola, Empresa, Comunidade, Edeli Diogo de Oliveira.

O produto trata-se de um sistema supervisório para controle de bombas, que tem por objetivo automatizar as bombas de água dos poços artesianos. Quando implantado, a equipe operacional do SAAE vai receber por telefone, através de mensagem SMS, informações sobre o funcionamento das bombas. Assim, caso haja algum desligamento ou interrupção, uma mensagem será enviada informando em tempo real a situação do equipamento.

Isto é importante porque atualmente a equipe do SAAE precisa verificar cada uma das 37 máquinas individualmente no local, o que demanda tempo e gastos desnecessários. Com o projeto, a mão-de-obra para esse tipo de serviço deverá reduzir em, pelo menos, 70%, e a população será beneficiada diretamente, já que, atualmente quando uma bomba para de funcionar é necessária a interrupção no fornecimento de água por aquela bomba específica para que o problema seja detectado. "O projeto está sendo implantado de forma piloto em apenas uma máquina, mas pretende-se expandir para as demais 36 espalhadas pela cidade, além das bombas presentes nos distritos do município de Vilhena", explicou o acadêmico e autor do projeto, João Roberto Bond.

Segundo João Roberto, o projeto é abrangente e futuramente pretende-se criar uma plataforma web para o gerenciamento dessas informações, podendo verificar consumo energético, vazão e funcionamento de cada bomba, oportunizando a tomada de decisões de forma remota.

O Diretor do SAAE, Arijoan Cavalcante, destacou que sabe "da competência dos alunos e dos profissionais do IFRO, por isso esta é uma parceria importante para nós do SAAE”.

A Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade da unidade, Edeli Diogo de Oliveira, informou que o SAEE já está recebendo os alunos do curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio para realização de estágio, uma vez que foi contemplado com um projeto piloto que vai assessorar e monitorar umas das bombas de água da autarquia. “Vejo um grande potencial para essa parceria, tanto para o IFRO, quanto para o SAAE”, pontuou.

• Campus_Vilhena_-_Visita_ao_SAAE_1
  • Campus_Vilhena_-_Visita_ao_SAAE_10